terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ministro Noronha quis empurrar o processo do Brejo de “goela a baixo”, mas foi surpreendido, e o processo será julgado quinta (11) em plenário

Ministra Luciana Lóssio não aceitou o que foi relatado por Noronha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou de pauta nesta terça-feira (09), o processo do Brejo da Madre de Deus que está sob a relatoria do ministro João Otávio de Noronha, que diz respeito a um Recurso Especial Eleitoral interposto por Dr. Edson Sousa e Clarice Correia, prefeito e vice do Brejo da Madre de Deus, que tiveram os diplomas cassados em 2013 por abuso de poder político e econômico e voltaram aos cargos em agosto deste ano, através de uma liminar.

Quem pensava que os demais ministros “iriam pela cabeça do relator” se surpreendeu quando as ministras Maria Tereza e Luciana Lóssio não concordaram com o que foi relatado por Noronha e pediram para que o processo fosse julgado em plenário.

Em contato com os advogados de Roberto Asfora que estão em Brasília acompanhando tudo, os mesmos informaram que a intenção de Noronha era que o processo fosse empurrado de “goela a baixo” e fosse julgado simplesmente após o mesmo relatar os fatos que motivaram sua decisão monocrática e os demais ministros apenas concordariam ou não.

As ministras entenderam que a matéria não era simples como foi relatado por Noronha, e sim, uma matéria complexa que teria que ser discutida em plenário, o processo analisado minuciosamente, com as contestações, sustentação oral dos advogados, e por fim, os ministros decidindo através do voto.

Quem assistiu a sessão plenária desta terça-feira pela TV Justiça ou pela internet pode observar que o ministro João Otávio de Noronha ficou visivelmente nervoso e constrangido com a decisão das ministras que frustraram seus planos.

“Podemos afirmar que para Roberto Asfora foi uma vitória, pois o que Noronha fez foi mentir na relatoria e agora teremos a oportunidade de mostrar toda a verdade, inclusive que ele (Noronha) errou ao não respeitar a sumula que tem nos Tribunais Superiores”, disse o advogado.

Outros processos também foram retirados de pauta no inicio da sessão plenária desta terça e o presidente do TSE, Dias Toffoli, adiantou que todos serão julgados na próxima quinta-feira (11), inclusive o do Brejo da Madre de Deus que já está na pauta.

Do Estação Notícias