sábado, 18 de outubro de 2014

Santa Cruz do Capibaribe está entre os municípios com mais notificações de casos de dengue clássica no estado

Uma notícia ruim acaba de ser divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que afirmou que o município de Santa Cruz do Capibaribe está entre os que mais possuem casos de dengue clássica.

De acordo com matéria publicada pelo NE10, o município ocupa a sexta colocação no ranking de cidades que mais notificaram casos de dengue clássica no estado.

A lista que compreende os 10 municípios com maiores percentuais de notificações são: Lagoa do Ouro, Passira, Afrânio, Cabo de Santo Agostinho, Granito, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, São José do Egito, Carnaíba e Itapetim.

Até o dia 27 de setembro, data em que o relatório foi finalizado, foram notificados 15.277 casos da doença ao longo de 176 municípios, sendo 4.160 deles já confirmados.


A SES também registrou 52 óbitos suspeitos, sendo que 32 deles já foram confirmados até então. Em 2013 houve a notificação de 71 óbitos suspeitos, sendo 47 confirmados no mesmo período.

Como se prevenir da dengue

A única maneira mais eficaz de se prevenir da doença é tomar algumas medidas básicas no combate ao mosquitoAedes Aegypti (foto ao lado), que é o vetor para transmissão das quatro variedades do vírus da dengue que estão em circulação no país.

Entre elas estão a eliminação de focos de água parada em garrafas, pneus, latas e copos descartáveis, colocar terra nos pratinhos dos vasos de plantas, fechar os recipientes que ficam ao ar livre com tampa e, em caso de pneus acondicionados, cobrir com uma lona plástica, além de desobstruir calhas e bicas próximos ao telhado.


No caso de terrenos baldios ou residências abandonadas, a solução é ligar para os agentes de saúde ou se dirigir a própria secretaria para alertar sobre o problema. Em casos mais sérios, a Justiça pode intervir, obrigando a abertura dos imóveis fechados para combater os focos das larvas do mosquito.

Do Estação Notícias Fonte: Ney Lima