quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Agentes de Combate a Endemias encerram a greve e voltam a trabalhar nessa quinta em Brejo da Madre de Deus

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) do Brejo da Madre de Deus decidiram encerrar a greve e voltar ao trabalho nessa quinta-feira (30). A decisão foi tomada após um posicionamento do prefeito Dr. Edson, que através de ofício encaminhado para o sindicato da categoria, “se comprometeu em realizar um estudo financeiro a fim de viabilizar a instituição do piso salarial dos Agentes de Endemias até o dia 10 de novembro”.

O prefeito diz ainda que se o estudo se mostrar viável a instituição do piso salarial dos agentes de endemias, será enviado um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para regulamentar a matéria, procedendo com o pagamento do piso. Se o estudo for contrário, o prefeito afirma que vai aguardar o posicionamento do Governo Federal para o repasse da assistência financeira, ficando a instituição do piso condicionado ao repasse de recursos pelo Ministério da Saúde.

A categoria comemora o avanço na negociação e volta ao trabalho, mas garante que se não for cumprido o que lhe é garantido por lei, cruzarão os braços mais uma vez.
“Todos os ACE voltam ao trabalho nesta quinta (30) e ficaremos no aguardo do cumprimento do que foi informado pelo prefeito através de ofício, caso ele não cumpra até dia 10 de novembro, faremos outra assembleia e retornaremos a greve”, disse José de Assis (Boy).

A greve dos ACE teve início na segunda feira (27) quando decidiram parar as atividades após a realização de uma assembleia com o aval do Sindicato Regional Setentrional do Agreste de Pernambuco dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (SINDACSE-PE).

Além do pagamento do piso nacional R$ 1.014,00, os ACE também estão reivindicando reivindicação material para trabalhar no campo como fardamento, protetor solar, e outros itens que são indispensáveis para que o exercício da profissão.

Do Estação Notícias