sábado, 20 de setembro de 2014

Ex-prefeito de São José da Coroa Grande é preso

Foi preso nesta sexta-feira (19) o ex-prefeito de São José da Coroa Grande, Quirino Fábio de Carvalho, 54 anos. Em 2013, ele já tinha sido condenado a pena de 6 anos de reclusão em regime semi-aberto por desvios de recursos públicos na época em que foi prefeito (1997 a 2004). No dia 11 de junho deste ano, foi expedido o mandado de prisão.

A Polícia Federal através da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos o encontrou em casa, na cidade de São José da Coroa Grande e ele não apresentou resistência. Após realizar exame de corpo e delito, no Instituto de Medicina Legal (IML), Quirino Fábio de Carvalho foi encaminhado à Penitenciária Agro-Industrial São João, que fica localizada na Ilha de Itamaracá.

Os desvios de que tratam o mandado de prisão são fruto do inquérito policial instaurado para apurar um convênio firmado em 1999 entre a prefeitura de São José com o Ministério da Cultura. O convênio garantiu à cidade um repasse de R$ 40 mil para equipar a biblioteca do município com livros. A investigação comprovou que os livros nunca fizeram parte do acervo da biblioteca em questão, apesar do ex-prefeito garantir que o material tinha sido comprado na época. Representantes da secretária de cultura da cidade desmentiram o prefeito. Quirino foi então, condenado, no artigo 1º, inciso I, do Decreto de Lei 201/67 que trata de desvios de recursos públicos praticados por prefeito.

Do Estação Notícias Fonte: Diário de Pernambuco