sábado, 17 de maio de 2014

Assistência Social faz ações no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Neste dia 19 de maio, a Prefeitura Brejo da Madre de Deus, através Secretaria Municipal de Assistência Social convoca a todos/as munícipes e trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social a apoiar e divulgar a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração. As ações foram organizadas em excelente parceria com Secretaria de Educação do município e obteve resultados brilhantes a partir da integração entre Assistentes Sociais, Psicólogas, alunos e professores.

O Prefeito Roberto Asfora tem concedido todo o apoio necessário ao desenvolvimento destas ações, especialmente aquelas que dizem respeito à proteção de crianças e adolescentes. “Queremos um Brejo livre de qualquer tipo de violência”, relata a Secretária de Assistência Social, Cyntia Medeiros.

Já foram realizadas palestras nas principais escolas da Sede, São Domingos e Fazenda Nova envolvendo alunos, professores e familiares no combate a este tipo de crime. “Sabemos que na maioria das vezes o agressor é pessoa próxima, de convívio e confiança da vítima e sua família. Orientar e esclarecer a sociedade é a melhor maneira de prevenir a ocorrência deste tipo de crime”.

Nesta segunda-feira, dia 19 de maio, a Secretaria de Assistência Social estará realizando uma caminhada simultânea que acontecerá no mesmo horário, às 08h em Brejo Sede e distritos Fazenda Nova e São Domingos.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

“O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo. Mas acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma responsabilidade de todos. Por isso, convocamos a todos os brejenses a assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil”, comentou o prefeito Roberto Asfora. 

Sobre o 18 de maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Da Assessoria