sábado, 25 de janeiro de 2014

Ventos fortes atingem o Agreste e ferem uma pessoa em Caruaru

Uma placa se soltou da cobertura de uma loja e atingiu uma mulher. Casas tiveram o telhado arrancado. Em Riacho das Almas a cruz da Igreja e o palco foram afetados.
Uma repentina ventania provocou alguns estragos no final da manhã deste sábado (25), em Caruaru, no Agreste pernambucano. Os ventos fortes arrancaram a placa da cobertura de uma loja na rua Duque de Caxias, centro, que acabou ferindo uma mulher e assustando muitas pessoas que passavam pelo local. A polícia interditou o trânsito para prestar os primeiros socorros a vitima enquanto o Samu foi acionado. A placa atingiu a perna da mulher, mas ela passa bem.
A ventania durou menos de cinco minutos, provou grandes estragos, e pegou muita gente de surpresa.
Pedestres foram pegos de surpresa quando passavam pelo local, muitas pessoas se abrigaram nas lojas do comércio

No momento da chuva, o comércio de Caruaru registrava forte movimento e alguns clientes tiveram que se abrigar dentro das lojas. Casas também sofreram danos. Algumas residências tiveram os telhados arrancados.
Na BR-104, alguns cavaletes de da PRF foram derrubados e arrastados.
De acordo com as primeiras informações, o Polo Caruaru também foi atingido pela tempestade de verão. No centro de compras, algumas lojas tiveram as portas de vidros quebradas e clientes foram feridos pelos estilhaços. Um segurança também se feriu ao tentar consertar uma placa que foi envergada pelos fortes ventos.
Mais prejuízos
Ainda no Agreste, em Riacho das Almas, em apenas 20 minutos, uma rápida chuva de ventos afetou a cidade. O município está realizando a festa de São Sebastião, padroeiro da localidade, e por volta das 13h um vendaval derrubou a cruz da torre da Igreja Matriz da cidade. Algumas barracas armadas para a quermesse tiveram as lonas arrancadas e outras foram arrastadas. Uma das torres de iluminação caiu. O palco, montado para os shows, teve a lona de proteção rompida pela força do vento.
Mesmo com esses danos a programação para a festa seguiu normalmente.
As informações são de José Augusto, correspondente da Rádio Liberdade, em Riacho das Almas.
Por meio de nota, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), informou que “um sistema meteorológico está atuando sobre o Leste do Nordeste, inclusive em Pernambuco. Este sistema é denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e está atuando junto a uma instabilidade vinda do oceano. Essa combinação de sistemas favorece formação de nuvens, chuvas e intensificação do vento. Nas últimas horas, houve uma tendência de aumento nas rajadas de vento […] em que nas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) do Agreste e Sertão, chegaram a registrar 40 km/h em Arcoverde e 36 km/h em Caruaru. Porém, existem fatores de relevo que podem intensificar ou retardar a velocidade do vento, portanto em alguns locais a rajada pode ter sido com uma velocidade maior”.
Do Estação Notícias Fonte: Central de Jornalismo Rádio Liberdade