segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aprovado Conselho Municipal de Política Cultural



Na última sexta-feira (13), foi aprovado por unanimidade o “Conselho Municipal de Política Cultural” de Brejo da Madre de Deus, pela Câmara de vereadores do município.

Essa é uma conquista da Secretaria de Cultura e do povo de nossa cidade, onde buscaremos dar maior apoio aos nossos agentes culturais e as manifestações artísticas e culturais, buscando de maneira mais forte o talento adormecido em nossa cidade.

A Secretaria e o Conselho são apenas o início de um processo mais longo, porém, necessário para esse grande projeto, que envolve o Poder Executivo, o Poder Legislativo e a Sociedade Civil, que é a inscrição do município no SNC (Sistema Nacional de Cultura).

O SNC é uma Política Cultural de caráter deliberativo institucionalizado por Lei em 2011, através da ex-ministra de Cultura Ana de Holanda, que visa a descentralização dos eixos Culturais no Brasil, nos Estados e nos municípios, gerando oportunidades reais para criação de fundos próprios para utilização dessa verba em Cultura.

Para que o município de Brejo da Madre de Deus consiga se inscrever no SNC e garantir os benefícios por ele envolvido, se faz necessário criar uma Conferência Municipal de Cultura, com a participação do Poder Público e Sociedade Civil, e desta sair resultante um Plano de Cultura que por sua vez, deve ser publicado através de anais para só assim ser criado o Fundo Municipal de Cultura.

Dessa maneira entraremos em um programa decenal (duração de 10 anos) e seremos contemplados através do fundo de cultura por dez anos, para fazer crescer a cultura esquecida em Brejo da Madre de Deus. 

Da Assessoria