sábado, 2 de novembro de 2013

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa na sexta (1º), em PE. Veterinário da Adagro em Brejo deu explicações



Começou na sexta-feira (1º) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco. A vacinação segue até o dia 30 de novembro. Devem ser vacinados animais de todas as idades. O estado pretende imunizar mais de 90% do seu rebanho que hoje é de 2,1 milhões de bovinos e bubalinos.

O produtor deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A dose custa em média R$ 1,60.  A vacina deve ser conservada em gelo. Para evitar o estresse dos animais, a dose deverá ser aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde.

Segundo a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, quem não vacinar o rebanho sofrerá punições. “O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e ainda paga multa de no mínimo R$ 60”, explica.

Pernambuco foi reconhecido nacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação no mês de setembro, porém o reconhecimento internacional só deve vir em maio do próximo ano.

Em Brejo

O produtor brejense deve comprar a vacina e comparecer ao escritório da Adagro para fazer o registro da vacinação, como explica o veterinário Francisco.

“É importante que o produtor compre as vacinas e compareça ao escritório da Agadro que agora mudou de endereço, não funcionamos mais na sede do IPA aqui em Brejo, agora estamos na secretaria de Agricultura do Município que fica localizada na Rua Dr. José Nery próximo a Escola André Cordeiro, para fazer o registro dessa vacinação”, disse.

Nesta etapa de vacinação a Adagro não disponibilizará de vacinas gratuitas.

“Não haverá vacina doada por parte da Adagro nesta etapa agora de novembro de 2013, então, todo pequeno criador, ele mesmo terá que fazer um esforço e adquirir a vacina. Nenhum criador poderá ficar sem vacinar os animais contra a febre aftosa, e as bezerras também tem que ser vacinadas contra a brucelose”, concluiu Francisco.

A doença

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que provoca febre e aftas na boca e nos cascos dos animais, prejudicando a locomoção e a alimentação do rebanho. Os animais atingidos pela doença ficam com a produção de leite e carne comprometida, o rebanho perde valor e compromete o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos derivados. Isso acaba com a renda do produtor e causa prejuízos econômicos e sociais.

Do Estação Notícias / G1