sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Educação andou pra trás e número de alunos diminuiu nos últimos 4 anos em Brejo

O número de alunos na rede municipal de ensino em Brejo da Madre de Deus deveria ter aumentado, mas o que aconteceu foi um verdadeiro retrocesso.

A educação andou pra trás nos últimos 4 anos e meio, para se ter uma idéia, quando Roberto Asfora deixou a prefeitura em 2008, a rede municipal de ensino contava com mais de 12 mil alunos, depois que o Dr. assumiu em 2009 a educação só piorou e o município conta atualmente com apenas 10.119 alunos segundo o censo escolar.

A diminuição de alunos nas escolas significa prejuízos para o município, como conta a secretária de educação Geórgia Oliveira.

“Menos alunos nas escolas, também é menos repasse do Fundeb, a verba do governo em cima do quantitativo de aluno para o município. A educação deve sempre avançar e nunca retroceder, mas em Brejo foi essa a situação que encontramos, o município em pouco mais de quatro anos perdeu aproximadamente 2 mil alunos, ou seja, a educação em Brejo andou pra trás nos últimos anos com a administração passada”, disse.



A falta de compromisso da gestão anterior com a educação foi mesmo o principal motivo da diminuição dos alunos na rede municipal de ensino em Brejo da Madre de Deus. No início deste ano a Escola São Domingos passou praticamente o mês de janeiro fechada, sem os pais conseguirem fazer a matricula dos filhos. E algumas escolas que funcionavam na gestão Roberto Asfora até 2008, foram fechadas pelo Dr. Edson Sousa (prefeito cassado), como por exemplo as escolas dos Sítios Jaracatiá e Jucá.


Do Estação Notícias