quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Brejo da Madre de Deus é contemplada pelo Mais Médicos




O Ministério da Saúde divulgou a lista de municípios pernambucano contemplados com profissionais do programa Mais Médicos na primeira fase de inscrição. São 45 cidades atendidas por 106 vagas, neste primeiro mês.

O Brejo da Madre de Deus no Agreste Pernambucano foi contemplado com dois médicos, o prefeito Roberto Asfora recebeu a notícia na manhã de terça-feira (03), e já adiantou que os dois médicos do programa irão para os distritos Mandaçaia e São Domingos.

“Recebi a notícia da secretária de saúde de que o nosso município foi contemplado no programa Mais Médicos. Serão dois profissionais cubanos, já determinei que eles irão para os distritos Mandaçaia e São Domingos”, disse o prefeito.

Outra determinação do prefeito Roberto Asfora é que o médico do programa resida no distrito São Domingos.

“Vamos alugar uma casa em São Domingos para que este médico possa morar lá e interagir com a população a todo instante, creio que será muito bom tanto para ele, quando para a população”, enfatizou.

A secretária de saúde do município disse que os médicos do programa estão fazendo capacitação e devem ser apresentados nos locais de trabalho no próximo dia 16.
“Os médicos que virão trabalhar em Brejo da Madre de Deus são Dra. Tereza Luiza Rosales e Dr. Alberto Vicente Ozório, eles agora estão aprendendo português e fazendo capacitação para tomar conhecimentos sobre as doenças existentes no país. Eles devem ser apresentados nos locais de trabalho no dia 16 deste mês”, disse a secretária de Saúde Lúcia Santos, que ainda explicou que o Ministério da Saúde pagará os salários dos médicos.

 “Os salários dos profissionais do programa Mais Médicos quem vai pagar é o Ministério da Saúde, e o município entra com moradia e alimentação. Por falar nisso, o Dr. Alberto vai morar em São Domingos, a Dra. Tereza vai morar no Brejo e trabalhar em Mandaçaia, eles atenderão a população de segunda a sexta-feira”, concluiu.

No Brasil todo, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.

Do Estação Notícias