Uma
grande polêmica foi gerada na cidade de Toitama. A duplicação da BR-104,
principal acesso para a Capital do Jeans, deverá passar por fora da cidade.
Foram apresentados vários projetos ao Departamento Nacional de Infraestrutura
de Transportes (DNIT) para que isso aconteça, o que evitaria os transtornos que
acontecem em Caruaru.
O
secretário de Indústria e Comércio de Toritama, José Marcelo da Silva, é a
favor de que a duplicação passe por fora da cidade. “O tráfego vai melhorar
para quem vem nos comprar. Você sai daqui, roda 20 km, sai do eixo da BR-104,
vai comprar em Santa Cruz e tem que voltar do mesmo jeito. Toritama e Santa
Cruz estão consolidadas; quem vem comprar jeans vem a Toritama e quem vem
comprar malha vai a Santa Cruz. A coisa tá crescendo, não temos espaço para
estacionamento e se colocarmos uma “mão” aqui por dentro, vamos perder as duas
pistas locais”.
O
presidente da Associação dos Feirantes de Toritama (AFEST), Fábio Flôrentino,
diz que Caruaru serve como exemplo negativo da duplicação. “Toritama como
sempre foi colocada em segundo plano, Caruaru teve a conclusão das suas obras
primeiro e serviu como exemplo. Passando por Caruaru, vemos que a cidade ficou
com um muro de Berlim. Caruaru perdeu com esse paredão que foi criado e
Toritama iria ficar do mesmo jeito. A cidade ficaria isolada e iria dificultar
o tráfego interno”.
Já o
presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras de Toritama,
Prudêncio Gomes, explica o porquê do pedido feito ao DNIT. “Essa “mão” aqui não
será isolada. Ela vai ser transformada numa PE, mantida pelo Governo do Estado
e outras cidades vão circular por dentro de Toritama”.
A
duplicação da rodovia ainda não chegou até Toritama e o DNIT também não se
posicionou sobre o pedido.
Da Central de Jornalismo Liberdade