sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Brejo da Madre de Deus participará de Conferência de Cultura em Pesqueira



O Secretário de Turismo do Brejo da Madre de Deus, Nildo Pessoa, participou juntamente com a Diretora de Turismo Karla de Dalvinha de uma reunião do Condomar (Consórcio composto pelos municípios integrantes da Diocese de Pesqueira), nesta quinta-feira (15) em Pesqueira.
Com a presença do Diretor Executivo do Condomar, Sr. José Florêncio, foi tratado o planejamento participativo e programação para a realização da Conferência de Cultura, que será realizada no dia 29 de agosto, em Pesqueira. 

Na pauta, cadastramento dos artistas dos municípios do consórcio, planejamento dos eixos e decretos a serem tratados no evento, além da participação de 30 artistas, com apresentação de grupo cultural, stands de exposições de artesanato, palestrante e material audiovisual de cada cidade consorciada. 

Na reunião foi justificada a ausência da primeira dama e Secretária de Cultura do Brejo da Madre de Deus, a Sra. Mônica Asfora por motivos de saúde. Foram desejados pelo Diretor Executivo votos de apreço, consideração e boas vindas ao Prefeito Roberto Asfora, “lembrado como um dos fundadores do Consórcio”.

O CONDOMAR é um Consórcio composto pelos municípios integrantes da Diocese de Pesqueira. 

O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012. 

Escolas e iniciativas culturais (artistas, mestre das culturas tradicionais e populares, pontos de cultura, museus, bibliotecas, etc.) vão construir projetos (Planos de Atividade Cultural) para serem desenvolvidos ao longo de no mínimo 6 (seis) meses, dentro ou fora do espaço escolar. Os projetos devem estar em diálogo com o projeto pedagógico de um ou mais professores ou com o PPP da escola. 

O Programa Mais Cultura nas Escolas quer incentivar esse cruzamento para sublinhar a fundamental contribuição que as artes e a cultura podem dar para tornar os processos de aprendizado mais efetivos, mais criativos, e mais proveitosos. Daí que seja importante criar um Plano de Atividade Cultural em colaboração com os professores e com a escola, observando de que modo os saberes dos artistas e mestres das culturas tradicionais, por exemplo, podem ajudar a estimular e melhorar as práticas de ensino e o aprendizado nas escolas públicas brasileiras. 

Do Estação Notícias Fonte: João Jardim/Assessoria de Imprensa da PMP