segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coluna do Magno: Brejo na oposição



O tucano Roberto Asfora confirmou, ontem, nas urnas, o seu favoritismo, sendo eleito prefeito na eleição suplementar de Brejo da Madre de Deus, a 202 km do Recife, no Agreste Setentrional. Ex-prefeito por dois mandatos, Asfora impôs uma frente de 2.529 votos sobre o prefeito em exercício Hilário Paulo (PSDC). 

Ao longo da campanha, o prefeito eleito teve que enfrentar uma guerra de nervos nunca vista com a propagação, por parte do ex-deputado Pedro Corrêa e aliados do candidato derrotado, da versão de que o TSE iria cancelar a eleição suplementar. 

Superada a tensão, Asfora pôs em campo uma estratégia acertada, colando a imagem de Hilário ao do ex-prefeito José Edson (PTB), cassado por abuso do poder econômico. Foi, aliás, um grande fardo para Hilário exibir Edson em seu palanque.

Asfora mostrou também o abandono das políticas públicas do município, notadamente a área de saúde. O município, segundo ele, não conta hoje com um só médico permanente para atender a população pobre, que depende do SUS. 

Tanto que, numa conversa, com o repórter Carlos Cavalcanti, enviado deste blog ao município para cobrir as eleições, antecipou que uma das suas primeiras medidas será a contratação imediata de médicos. 

Está no território de Brejo o distrito de Fazenda Nova, onde se celebra o espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo. 

Com 29 mil eleitores, o município passa a ser administrado por um prefeito de oposição, mas que não terá dificuldades na relação com o governador porque este, pré-candidato ao Palácio do Planalto, preferiu não se envolver diretamente na eleição. 

Do Estação Notícias Fonte: Blog do Magno Martins