sexta-feira, 21 de junho de 2013

“O prefeito que mais trabalhou por São Domingos foi Roberto Asfora, posso lhe dizer isso com propriedade”, diz Roberto Asfora

                                                                   Foto: Erivaldo Alves
Em entrevista concedida à Rádio Polo FM, em Santa Cruz do Capibaribe nesta sexta-feira (21), o candidato Roberto Asfora (PSDB), falou sobre diversos temas como saúde, educação, segurança, bastidores políticos e apoios de deputados à sua campanha. Afora, já foi prefeito de Brejo da Madre de Deus e abordou pontos como administração pública e emancipações.

Infraestrutura de São Domingos

Sobre infraestrutura o candidato disse que foi o prefeito que mais trabalhou pelo bem estar do distrito de São Domingos e enumerou ações que fez pelo local, como saneamento básico e ações sociais.
“O prefeito que mais trabalhou por São Domingos foi Roberto Asfora, posso lhe dizer isso com propriedade”, disse Asfora, informando que quando prefeito não tinha ações como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que permitiu avanços na área social.
Asfora disse ainda que fez uma policlínica em São Domingos com R$ 480 mil e que viu “uma placa, aí em São Domingo, com R$1,1 milhão para fazer uma creche”, ressaltando que o gestor tem que saber usar o dinheiro público. “Se você souber racionar e planejar você vai usar o dinheiro e o dinheiro dá”, ressaltou o tucano.

Turismo

O candidato disse que, no caso de Fazenda Nova, também distrito de Brejo, enquanto prefeito, nunca deixou de apoiar as festas com policiamento, limpeza urbana 24h e guarda municipal. Além disso, outras comemorações como o Toyofest e a festa da Cenoura foram realizadas na sua gestão, porém, enfatizou que existem áreas prioritárias como saúde e educação que tem que ser cuidadas. 

Propostas para as eleições

Asfora disse que elaborou o seu plano de governo com participação de amigos, professores e outras categorias, mas que foi realizado dentro da realidade financeira do Brasil e, principalmente, do município.
“Porque eu não posso dizer a você que vou construir coisas faraônicas que não vou fazer. Não me interessa isso”, disse afirmando que fará as obras “conforme eu vá arrumando a verba em Brasília”.




Emancipação de São Domingos

“Eu disse que o distrito de São Domingos tinha que ser estruturado, ele tinha que ter estrutura para ser emancipado, faz quase 10 anos que eu disse isso e eu disse com propriedade. Se nós não tínhamos uma policlínica, não tínhamos uma delegacia, nós não tínhamos saneamento básico. Se nós não tínhamos o que, hoje, a lei das emancipações obriga que um distrito tenha, eu não vejo nada demais de em eu ter dito isso há 9 anos e meio. Hoje quem me apóia é o líder das emancipações no Brasil, José Augusto Maia”, defendeu o candidato.
Asfora disse ainda que o seu filho, o vereador Robertinho Asfora, em discurso polêmico na Câmara de vereadores de brejo, foi mal interpretado em suas declarações sobre as emancipações, ressaltando que estava junto com José Augusto Maia, no plenário da Câmara dos Deputados, durante a votação da PLP 416. 

Relacionamento com o governo do Estado

 “Eduardo Campos é meu amigo particular desde 1990! Eu andei em caravana com Dr. Miguel Arraes”, disse e completou:
“Estou achando, sinceramente, ele me perdoe à ausência, o deputado Diogo Moraes, que ele comprou Eduardo Campos pra ele. Porque Eduardo Campos é meu amigo desde 1990. Eduardo Campos me deu um partido, o PSB, que o meu filho é o presidente deste partido no Brejo da Madre de Deus”, alfinetou Roberto Asfora.
O candidato disse ainda que não mudou do PSDB para o PSB por conveniência, mas que ele seria o presidente no Brejo e que, o deputado Diogo Moraes deveria “fazer uma reflexão e parar com esse negócio de querer ser dono do governador”, sugeriu. 

Quebra da aliança com Diogo Moraes

Asfora disse ainda que não perdeu o apoio do governador Eduardo Campos e que, quando Diogo Moraes fez uma aliança com Edson Vieira (PSDB), seu adversário político, não fez objeções “E porque eu iria rejeitar o apoio do deputado José Augusto Maia, do vereador Ernesto Maia e dos demais vereadores? Se o meu adversário, Hilário Paulo procurou o apoio de todos eles?”, indagou o candidato.
O ex-prefeito disse ainda que, a respeito das informações divulgadas, informou ao deputado federal Sérgio Guerra sobre a aliança com José Augusto Maia e, “chamei o deputado Diogo Moraes numa terça-feira (…) e ele disse apenas o seguinte: eu, quando José Augusto Maia estiver eu não poso subir no palanque, mas tudo bem”, disse.
Roberto Asfora disse ainda que não subestima as pessoas, mas que a saída de Diogo Moraes compensa, uma vez que, quando o deputado ainda era vereador de Santa Cruz do Capibaribe apoiou a campanha e o então , com apoio de Asfora, teve mais de 6 mil votos no Brejo da Madre de Deus e que ele quem “perdeu mais do que ganhou”.

Apoio aos esportes

Asfora enumerou campeonatos, incentivos e apoios que deu aos atletas durante o seu governo, informando que são ações que podem ser repetidas. Além disso possui projeto de novas escolas com quadras poliesportivas, fechas e abertas, conforme a verba em caixa. 

Saúde para os distritos 

Asfora disse que tinha médicos nos posto de saúde dos distritos, cardiologistas, dentistas “fazendo um planejamento e pagando, gastando. O dinheiro que vem do SUS dá muito bem para você suprir de médicos a população”, enfatizou. O candidato prometeu ainda a construção de um posto de saúde na comunidade do Bandeira. 

Educação em São Domingos 

“Precisamos construir uma escola. Ainda ontem eu passei na Rua Nova, e lá tem um terreno da prefeitura enorme, e lá da bem pra fazer uma escola e um PSF grande”, informou o candidato tucano. 

Voto para José Augusto Maia em 2014

“Saberei retribuir a José Augusto Maia o que ele tem feito por mim. Com voto”, enfatizando que o deputado Federal Sérgio Guerra sabe disso e que apóia os dois candidatos.

Vitória em Brejo

“Isso só Deus sabe, mas eu tenho muita esperança, porque graças à Deus, nós ganhamos em todos os distritos nas eleições de 2012. E eu espero que, se Deus quiser, o povo da sede tenha consciência e que olhe com muito carinho o trabalho que foi feito por Roberto Asfora”, disse o candidato enfatizando que as pessoas não podem mais votar olhando o partido político, mas as necessidades do município.
Asfora disse ainda que nunca coagiu ninguém para que votasse nele, que sempre respeitou a ideologia dos subordinados. 

Eleições 2012 

Asfora disse que a leitura que faz da sede é a mesma que faz em todos os distritos. E que alguns gestores não dizem a verdade ao povo, prometem e não cumprem, em referência ao ex-prefeito Dr. Edson que prometeu centenas de empregos e após a eleição, demitiu quase todos os contratados. 

 Saída de Dr. Edson 

“As provas que nós tínhamos dos abusos do poder econômico que o Doutor praticou, o ex-prefeito Dr. Edson, isso foi feito justiça”, disse Asfora, ressaltando ainda que não permite que aliados usem o dinheiro público e que, só é político porque é empresário e tem como prover uma campanha política.

Diferença entre Hilário e Dr. Edson como adversários 

Asfora foi questionado se encara como mais fácil uma campanha com Hilário, do que foi contra Dr. Edson, por conta da estrutura da máquina pública, o candidato respondeu que Hilário Paulo tem ainda mais recursos. “Ele está com prefeito de Brejo da Madre de Deus interino, e tem a estrutura do aliado dele, Edson Vieira. Eu é que não tenho prefeitura nenhuma. Ele tem, são duas prefeituras”, ressaltou.

Após a entrevista, aliados e eleitores seguiram com Roberto Asfora até São Domingos onde realizaram carreata e caminhada pelas ruas do distrito, o povo fez festa junto com os candidatos a eleição de 7 de julho em Brejo da Madre de Deus Roberto Asfora e Zé Dercílio.


Para ouvir a entrevista completa clique no link a seguir: >>> ENTREVISTA COM ROBERTO ASFORA NA POLO FM


Do Estação Notícias Fonte: Blog do Ney Lima