domingo, 2 de junho de 2013

Médica diz que foi demitida por priorizar pacientes com câncer em Caruaru





O Brasil de um importante passo para o diagnóstico e o tratamento de câncer. Há uma semana entrou em vigor a lei 12.732/2012 que garante a pacientes com a doença o direito ao início do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até 60 dias a partir do diagnóstico.

Em Caruaru, a medida já era cumprida antes mesmo da aprovação da lei. No entanto, o que era para ser destacado como pioneirismo, resultou na demissão de uma médica. A revelação feita pela profissional chamou a atenção dos ouvintes da Rádio Liberdade.
Durante entrevista ao programa Tarde Total desta quarta-feira (29), a médica Libelina Motta, mastologista e ginecologista, disse que foi demitida pela prefeitura por agilizar atendimento a pacientes com câncer na rede municipal de saúde.
“Eu queria dizer Caruaru já fazia isso. Agora não faz mais porque eu fui demitida da prefeitura. E um dos fatores da minha demissão é que eu colocava as pacientes com câncer na frente. E isso gerou uma polêmica”, contou.

Libelina não escondeu sua indignação, mas ressaltou que a resposta foi dada pela lei. “As pacientes eram operadas de mastectomia e fazíamos a reconstrução imediata. Hoje, isso não acontece mais. É triste, porque éramos pioneiros. As pessoas infelizmente compravam as próteses porque elas não são oferecidas pelo SUS, mas nós fazíamos a reconstrução imediata. É lamentável. Fui acusada por colocar paciente na frente. Mas acho que qualquer pessoa em sã consciência, que tem parente com câncer, sabe que ele tem que ter prioridade”, afirmou.

Do Estação Notícias Fonte: Central de Jornalismo Rádio Liberdade