terça-feira, 4 de junho de 2013

Coluna Olho no Poder



Pois meus amigos, hoje é dia de votação da Câmara dos Deputados. Na pauta o PLP 416/2008 das Emancipações, luta do Deputado Federal José Augusto Maia PTB-PE e dos movimentos emancipalistas do país. Esperamos, todos nós, que São Domingos e Pão de Açúcar consigam esta primeira vitória, na caminhada pela liberdade.
Mas nestes últimos dias as coisas esquentaram, tanto em Santa Cruz, como na vizinha Brejo da Madre de Deus.
Como o espaço desta coluna é relativamente pequeno, vou precisar me esforçar para ser objetivo, visto a quantidade de denuncias e declarações desastrosas, de alguns políticos da nossa região. Então vamos lá.

Farra das Locações
Até agora, passados mais de trinta dias do “estouro” da denúncia da Farra das Locações, o prefeito Edson Vieira não se dignou a falar uma palavra sobre o assunto. A denúncia inicial contra a KMC ganhou o estado e aumentou a gravidade com a inclusão de outra locadora, a Malta, que como a primeira, não tem endereço fixo. Ficou provado que ambas são empresas montadas para ganhar licitações. São ou tem envolvimento com funcionários lotados no gabinete do Deputado Estadual Diogo Morais e, ao que parece, continuam recebendo da prefeitura municipal, para também participarem de campanhas políticas no município do Brejo que, diga-se de passagem, teve seu gestor, Dr. Edson, cassado, pela suposta utilização de veículo da prefeitura em evento político.
Eles perderam o medo e o respeito pela coisa pública. Ao que parece, para eles, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que pode gerar um processo por Improbidade Administrativa, é só mais um texto qualquer, sem importância, escrito numa folha de papel qualquer e que um gestor como ele, aliado do governador (duvido que Eduardo Campos concorde com isso), está protegido e acima de qualquer punição. ISTO É UMA VERGONHA, como diria Boris Casoy.

A diferença está na ATITUDE
A Tropa de Choque do prefeito Edson Vieira, aparece agora com um tal dossiê contra os governos passados de Zé Augusto e Toinho do Pará. Esta foi a atitude dele para se defender do indefensável. Bem diferente de Zé Augusto que, quando soube da denúncia da Merenda, exonerou os dois funcionários envolvidos e mandou fazer uma sindicância para apurar os fatos, chegando a conclusão de que não houve desvio de recursos e que os mantimentos da MERENDA estavam sendo entregues, na quantidade e qualidade, conforme previsto no  contratado e aprovados, em ATA*, pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar. (*Estas Atas encontram-se registradas em livros próprios na Secretaria de Educação).
É isto que estamos esperando do prefeito: ATITUDE. O senhor precisa vir à público e responder às acusações, caso contrário, seu silêncio estará confirmando cada uma delas.

Belas, porém não sábias palavras - I
O deputado Diogo Morais, ao contrário do prefeito Edson Vieira, tem falado demais. Por isso, tem passado um atestado de imaturidade, se mostrado incoerente e politicamente irresponsável com o seu eleitorado.
O episódio do apoio a Hilário, na próxima eleição em Brejo da Madre de Deus, em detrimento de Roberto Asfora (a quem ele apoiou e foi apoiado em eleições passadas), por si só não seria um grande problema, porque ele teria o discurso da chegada de Zé Augusto ao palanque “Jacaré”. Mas ele resolveu piorar as coisas publicando uma carta aberta, onde explica seus motivos à população brejense.
É uma pérola, um grande erro de comunicação e um erro político maior ainda, porque generaliza e coloca seus interesses acima dos interesses daqueles que votaram nele, mostrando que não é confiável.

Belas, porém não sábias palavras - II
Outro que perdeu a oportunidade de ficar calado foi o falastrão Evilázio, prefeito de Taquaritinga do Norte. Que Zé Augusto perdeu a eleição todo mundo está “careca” de saber.Agora responde aí prefeito, sua administração está ou não devendo ao governo federal? Está no CALC ou não está?

Cartão Pré-Pago? É disso que o vendedor do Parque precisa?
O Moda Center Santa Cruz, promoveu (?) uma palestra sobre “A Revolução do Pré-Pago e as Principais Mudanças na Indústria de Meios de Pagamento”.
No encontro, o palestrante Glauber Cunha, da ACG São Paulo, abordou temas como o aumento das vendas com cartão, além de segurança e controle nas transações.
Tudo bem, tudo certo, mas na verdade, antes de quererem promover cartões de crédito e suas novas formas de pagamento, a Diretoria do Moda Center devia estar preocupada em fazer propaganda e trazer mais clientes para os condôminos do Parque.
É inacreditável como esta diretoria consegue perder o foco, trocar os pés pelas mãos, mentir para os condôminos (aumento do condomínio, que as feiras estão cada vez melhores), ver o Parque perder clientes a cada semana e não fazer absolutamente nada: É PRECISO MAIS PROPAGANDA.

Mais propaganda em outros estados significa mais cliente. Mais cliente significa maiores vendas e mais vendas, mais dinheiro. É disso que os sulanqueiros estão precisando. 

Pensem nisso.

Por Antonio Burgos Filho