segunda-feira, 6 de maio de 2013

Período chuvoso requer atenção redobrada contra mosquito da dengue





Finalmente o tempo mudou um pouco e deu uma trégua nesta época de estiagem. Não é o suficiente ainda. Mas esta época de chuvas diminuiu o calor e devolveu a esperança pra quem depende dela. Mas, surge também uma outra preocupação: a Dengue. O ambiente perfeito para o desenvolvimento das larvas. Portanto, relembrar os cuidados nunca é demais.

Água limpa e parada. Isso é tudo o que o mosquito da Dengue espera para se reproduzir. Com a chuva dos últimos dias a água se acumulou, dando condições para que isso aconteça. Os casos de Dengue na cidade e também no estado reduziram bastante, até pela falta de água parada, mas não pode descuidar.

Os focos do mosquito, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. Daí, a importância das famílias não esquecerem que o dever de casa no combate ao mosquito é permanente.

Não deixar água acumulada em pneus, calhas e vasos; adicionar cloro à água da piscina; deixar garrafas cobertas ou de cabeça para baixo são algumas medidas que podem fazer toda a diferença para impedir o registro de mais casos da doença, além de receber em domicílio o técnico de saúde devidamente credenciado, para que as visitas de rotina sirvam como vigilância.

Vale lembrar que até um copo descartável, uma casca de ovo ou um pote de margarina destampada podem se tornar um risco.
Do Portal + AB