segunda-feira, 13 de maio de 2013

Câmara de Vereadores do Brejo está em primeiro lugar em comissionados

Matéria do Diário de Pernambuco, Domingo, 12 de Maio de 2013

O quadro de servidores das 184 câmaras municipais em Pernambuco é uma mostra de como os concursos públicos passam ao largo das casas legislativas. O preenchimento de vagas e as despesas com folha de pessoal são voltados preferencialmente para os cargos comissionados, que representam 51,7% do total dos 8.922 servidores no estado.

Das 184, 20 apresentam mais de 80% de seu quadro funcional ocupado por comissionados e em algumas nunca houve sequer concurso público, como a de São Lourenço da Mata.
Os números também são resultados do monitoramento que vem sendo feito pelo Tribunal de Contas do estado (TCE) desde abril de 2012.

O trabalho tem funcionado tem funcionado como uma espécie de malha fina que identifica em tempo real uma situação – pelo menos aparentemente – irregular nos órgãos públicos. Pelo levantamento, nas câmaras municipais, a situação é ainda mais grave que nas prefeituras. São 96 com mais da metade do seu quadro funcional formado por comissionados.

Os casos que mais chamaram a atenção dos auditores foram os das câmaras de Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina e São Lourenço da Mata.
Ainda foi evidenciado que 96 câmaras possuem mais de 50% dos servidores em cargos comissionados, enquanto 73 têm menos da metade.

O objetivo do TCE é o de reduzir as recorrências das distorções, que são mais comuns nos interior. O órgão recebe muitas queixas e denúncias contra prefeituras, empresas públicas, autarquias, fundações, fundos de previdência e câmaras municipais, e terminou sistematizando a cobrança mensal de informações sobre o cadastro dos servidores.

A coleta de informações vai resultar na auditoria contínua dos gastos da folha e na criação do Portal do Cidadão, que será lançado no site do TCE ainda este ano. Esse espaço divulgará o quantitativo de servidores, cargos e a lotação de cada um deles para estimular o controle social no estado pela população.

Do Estação Notícias Fonte: Diário de Pernambuco