segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Cargo político" dá as cartas nas prefeituras. TCE revela que comissionados e temporários superam concursados em vários municípios

Matéria do Diário de Pernambuco, Domingo 12 de Maio de 2013

Vinte e nove das 184 prefeituras de Pernambuco estão na mira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em um levantamento iniciado no ano passado pela Coordenação de Controle Externo (CCE), todas elas informaram ter mais servidores públicos com contratos temporários ou ocupando cargos comissionados que servidores de cargos efetivos.

O quadro, que indica pouca preocupação com concursos públicos, mostra-se mais grave quando se analisa caso a caso. As prefeituras de São Lourenço da Mata, São Vicente Ferrer, Lagoa de Itaenga, Escada, Camutanga e Amaraji, por exemplo, disseram praticamente não trabalhar com concursados. Em todas elas, mais de 99% dos servidores aparecem como comissionados, enquanto em Afrânio, Aliança, Tamandaré e Floresta, mais de 70% são listados como temporários.
A situação é preocupante. Tanto que a Coodenadoria de Controle externo do tribunal já solicitou aos prefeitos (novos e reeleitos) uma explicação que deve ser enviada até o final deste mês. “O que chama a atenção são os extremos. Acreditamos que possa ter havido falha na base de dados de algumas dessas prefeituras. Servidores efetivos (concursados), teriam que ser a maioria. Vamos aguardar as explicações” afirmou o Coordenador de Controle Externo do TCE, Rômulo Lins, para quem as falhas na base de dados é uma questão preocupante.

Do Estação Notícias Fonte: Diario de Pernambuco