sexta-feira, 12 de abril de 2013

TRE marca data de novas eleições em Primavera e Santa Maria da Boa Vista



O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou nesta quinta-feira (11) o calendário eleitoral das cidades de Primavera, Zona da Mata Sul, e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado. As duas cidades irão realizar suas eleições no dia 2 de junho de modo que os prazos de ambos os municípios coincidem totalmente.

Já a partir da próxima segunda-feira (15), todas as entidades que realizarem pesquisas eleitorais nestes locais devem registrá-las junto à Justiça Eleitoral. Também nesta data fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública e vedados programas sociais vinculados a possíveis candidatos. A propaganda eleitoral estará liberada a partir de 23 de abril.

Ambas as cidades tiveram os prefeitos eleitos em 2012 cassados e enquadrados na Lei da Ficha Limpa. No caso de Primavera, o prefeito eleitos Rômulo César (PRTB), conhecido e apelidado como Pão com Ovo, teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O motivo seria de que ele estava inelegível na data do pedido de registro de candidatura por causa de uma condenação, de 2006, por compra de votos. O postulante chegou a afirmar que se fosse impedido de exercer o cargo, lançaria a mãe na disputa com o nome de urna de "Naza Pão Com Ovo". Por outro lado, o atual prefeito Jadeildo Gouveia (PR), conhecido como Galego do Gás, ainda tenta na Justiça ser declarado vencedor.

Já em Santa Maria da Boa Vista, o prefeito eleito Jetro Gomes (PSB) não foi diplomado e não tomou posse por ordem do Tribunal. O socialista foi afastado do cargo pelas acusações de inelegibilidade, abuso de poder econômico, político e rejeição de contas públicas.

Do Diário de Pernambuco