segunda-feira, 1 de abril de 2013

Semana Santa foi menos violenta nas BRs de Pernambuco



Durante os quatro dias de Operação Semana Santa, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou menos mortes e acidentes nas BRs que cortam o Estado quando comparado ao mesmo período do ano passado. Da quinta-feira (28) até o domingo (31), foram registradas três mortes, todos de motociclistas e garupa, em 85 acidentes, que resultou em 52 feridos e 159 veículos envolvidos. 

Em 2012 foram 11 mortos em 96 acidentes. Aproximadamente 37,6% dos acidentes ocorreram na BR-101, 27% na BR-232 e 5,9% na BR-423. Os acidentes mais frequentes foram colisão traseira, seguido de colisão lateral e saída de pista. As colisões envolvendo motocicletas representaram 24,7%.

Radares medidores de velocidade e os etilômetros ajudaram os policiais na fiscalização dos excessos dos condutores, tanto de velocidade, quanto do uso de álcool. Nesse período, PRF prendeu 13 pessoas. Onze delas foram detidas por crimes de trânsito, entre eles, dirigir em estado de embriaguez e sem carteira de habilitação. As demais, por possuírem contra si mandado de prisão em aberto.

As prisões por alcoolemia se deram após o aparelho constatar teor alcoólico igual ou superior a 0,30. Os que tiveram variação de até 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões (mg/l) foram apenas autuados. Esse número foi de 48 pessoas. No mesmo período do ano passado, durante a Operação Semana Santa, a PRF prendeu 14 pessoas, sendo oito por embriaguez no trânsito.

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade