segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sem energia elétrica, hospitais em Santa Cruz do Capibaribe enfrentam transtornos pela falta de funcionamento de geradores



Por falta do gerador, recepção do Hospital Materno Infantil e outras dependências eram iluminadas à luz de velas. Fotos: Thonny Hill.

Na noite deste domingo (07), uma falta geral de energia elétrica causou problemas no atendimento presente no Hospital Municipal e no Materno Infantil.

Por falta de funcionamento dos geradores, as duas unidades de saúde passaram quase duas horas às escuras, cujo início foi registrado às 18h30.

Visitamos o Materno Infantil e nenhuma criança estava internada na unidade segundo funcionários, que relataram também que todas tinham sido liberadas antes da falta da energia.

Ainda de acordo com funcionários, o gerador da unidade está quebrado há mais de quatro anos.

Frente do Hospital Materno Infantil.
 
Já no hospital municipal, no momento falta de luz, a única iluminação presente estava sendo feita for uma moto ligada dentro da área da recepção.
Naquele momento, 14 pacientes estavam na unidade, sendo oito internados e seis em observação. 

Segundo informações, uma senhora conhecida como Maria do Céu, de 80 anos, faleceu no momento da falta de energia. 

De acordo com familiares, em conversa informal, a idosa chegou passando mal e foi atendida. Foram feitos os primeiros procedimentos, mas no momento de fazer um eletrocardiograma, faltou a energia no local. 

O óbito, decorrente de parada cardíaca, aconteceu alguns minutos antes da energia ser restabelecida por volta das 20h. 

De acordo com funcionários, o gerador funcionou até o final de 2012 e a atual gestão chegou a mandar profissionais para tentar efetuar os reparos, mas sem sucesso.
Gerador do Hospital Municipal, que não funcionou.

Fonte: Blog do Ney Lima