quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prefeitos empossados podem ser impedidos de concluir o mandato



No primeiro dia do ano 5.568 prefeitos e os mais de 57 mil vereadores eleitos em 2012, foram empossados, mas alguns desses assumiram a vaga com pendências na justiça.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa pelo menos 780 processos de prazos e desfechos indefinidos, do total, 404 tratam de casos enquadrados na lei da ficha limpa.

De acordo com especialista em direito eleitoral, Leonardo Hernandes, esses candidatos com processos, assumem a vaga, eles podem exercer o mandato em sua plenitude, até que uma decisão final seja tomada.

“A justiça eleitoral mantém o candidato impugnado, até não restar mais nem um recurso para a sua cassação, o candidato, nessa hipótese, ele pode praticar os seus atos de governo, como se assim fosse legitimamente, caso ao final ele tenha o mandato cassado, ele será retirado da prefeitura e assumirá ou o segundo colocado, ou será realizada novas eleições”, disse Leonardo Hernandes.

Segundo o TSE, até o momento 12 municípios terão que passar por novas eleições, os prefeitos escolhidos pelos eleitores foram impedidos pela justiça de tomar posse. O maior município nesta situação é o de Santa Catarina, nesse casos quem toma a posse e passa a ser o prefeito interino é o presidente da câmara municipal de vereadores, como explica Hernandes.

“Já assume o presidente da câmara municipal, como prefeito interino, e depois com a realização de eleições suplementares, ou se for o caso, aquele município cujo o primeiro candidato, o vencedor não obteve mais de 50% mais 1 dos votos válidos, nessa hipótese, assume o segundo colocado”, disse.

O número de eleições suplementares não se limitará aos 12 casos atuais, muitos prefeitos eleitos que assumiram o cargo ainda estão com a candidatura indeferida, pois não tiveram seus recursos julgados em ultima instancia.

Do Estação Notícias