domingo, 25 de março de 2012

Câmara de Vereadores fez entrega do Título de Cidadão Brejense

Um belo evento promovido pela Câmara de Vereadores José Cupertino de Souza, ficou marcado na história do Brejo da Madre de Deus. A entrega do Título de Cidadão Brejense aconteceu no sábado (24), no auditório da Escola Estadual André Cordeiro com muita paz e respeito, uma verdadeira aula de democracia pode ser vista por parte dos vereadores e publico presente. O auditório ficou lotado e várias autoridades se fizeram presentes para prestigiar 16 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Brejo. 

O cerimonial foi realizado por Maria Ivone, Secretária Legislativa da Câmara de Vereadores de Belo Jardim.

Conheça os novos filhos ilustres do Brejo da Madre de Deus.

Alexandre de Araújo Cavalcante, natural de Recife, fixou residência em Fazenda Nova em 2006, é empresário da área de informática e como analista de sistema é técnico da ABM.

Diogo Casé Morais, natural de Caruaru, é Deputado Estadual e sua família por parte de pai é toda oriunda do Sítio Bandeiras em Brejo da Madre de Deus.

Edson Vieira, natural de Santa Cruz do Capibaribe, Deputado Estadual, seu pai nasceu no Sítio Logradouro em Brejo da Madre de Deus.

Fernando Antônio Alves de Oliveira, natural do Recife, é Médico, chegou em Brejo da Madre de Deus em 2001 para exercer sua profissão na área da saúde e posteriormente fixou residência em Fazenda Nova.

Francisco Alves Salvador, natural de Bom Conselho - PE, agricultor, veio para São Domingos em 1984 e hoje é empresário bem sucedido no ramo têxtil.

José Lurilmar de Lucena, natural de Pena Forte – Ceará. Iniciou seus trabalhos em Brejo da Madre de Deus em 1991, como plantonista e posteriormente como cirurgião.

José Procópio da Silva, natural de Barra de Santa Rosa – Paraíba. Fixou residência em São Domingos em 1989, iniciou sua vida profissional como agricultor e hoje é empresário na fabricação de roupas onde obteve grande sucesso.

Márcio Alexandre Lima Nascimento, natural de Niterói - Rio de Janeiro. Chegou a Brejo da Madre de Deus há mais de 4anos, e presta seus serviços como médico, nos setores de urgência, no atendimento ambulatorial de ortopedia e traumatologia do hospital local e realiza também procedimentos cirúrgicos compatíveis com a unidade de saúde do município.

Maria da Conceição Antero Pessoa, natural de Limoeiro – PE. É Tenente Coronel, durante oito anos trabalhou no Espetáculo da Paixão de Cristo em Fazenda Nova, comandando efetivos de Policiais Femininas, Policiais do Batalhão de Trânsito e Batalhão Rodoviário. Foi comandante da 3ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), destacando-se na área de Brejo da Madre de Deus, no período que esteve à frente desta corporação, por prender a quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil, recuperando todo dinheiro roubado na agência.

Maria do Céu Neves de Andrade, natural de São João do Carirri, Sertão da Paraíba. Reside em Brejo da Madre de Deus desde 1971, trabalha como auxiliar de serviços gerais na escola André Cordeiro desde 1982. Por motivos de saúde, Maria do Céu não pode comparecer ao evento e foi representada pelo filho Edmundo Neves.

Marly de Souza Vieira Mendonça, natural de Timbaúba, zona da Mata de Pernambuco. Formou-se em magistério e exerceu a profissão de professora no Distrito Itaúna, Caruaru-PE. Ao lado de Paulo Mendonça, conviveu durante 42 anos e não por acaso, passou a dedicar-se integralmente a vida pública, sendo eleita, em 1977, Prefeita do Brejo da Madre de Deus. Sua gestão durou 6 anos, foi marcada por obras relevantes em todas as áreas da administração pública.

Roberto Sérgio Coutinho Teixeira, natural do Recife, é casado com Clarice Correa e através da influencia do seu sogro, o Sr. Pedro Correa, chegou a ocupar uma vaga de Deputado Federal.

Sebastião Pereira Salvador, natural de Monteiro – Paraíba. Chegou ao Distrito São Domingos em 1991. É membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com seu trabalho árduo e empenho, supera as dificuldades e mantêm o respeito conquistando assim, todos que o conhece.

Ubirajara Câmara de Mesquita, natural de Barreiros- Pernambuco. Serviu a Marinha de Guerra do Brasil, logo após a guerra de 1945. Em 1963, passou no Concurso Público para Agente Sanitarista de combate a malária e foi nomeado para o Brejo da Madre de Deus. Atuou em Brejo como jogador de futebol pelos clubes, União Futebol Clube e Humaitá Futebol Clube. Sendo também, fundador dos clubes, Barro Vermelho, Pajé e Peñarol Futebol Clube.
Valéria Maria de Freitas Cavalcante, natural do Recife.Formada em Educação Física pela UFPE, trabalhou a dança como recurso pedagógico com crianças. Adolescentes, jovens e pessoas da terceira idade. É uma das responsáveis pelo grupo de Idosos Geni Mendonça, onde organiza com eles, reuniões e viagens, ou seja, atividades de lazer.

José Augusto Maia, natural de Santa Cruz do Capibaribe. Iniciou sua vida profissional como locutor, foi vereador por dois mandatos e Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, hoje é Deputado Federal. José Augusto Maia não pode está presente no evento devido a  problemas de saúde, mas enviou uma justificativa através de sua assessoria. José Augusto Maia virá a Brejo da Madre de Deus em outra data a ser marcada para receber o Título de Cidadão Brejense das mãos do vereador Avecino Lima.

O Coral Raízes do Brejo homenageou aqueles que se fizeram mais amigos de nossa terra, os mais novos cidadãos e cidadãs brejenses, com especial destaque a fundadora do coral, a querida Marly Mendonça.
O solo do Hino do Brejo da Madre de Deus foi outra linda homenagem foi feita pelo artista da terra, Savinho do Acordeom.

Palavras do Vagner Assunção (Bolão), presidente da Câmara: Graças a Deus hoje estou mais lisonjeado até mesmo do que os próprios homenageados, por conduzir os trabalhos da forma magnífica que foi o respeito de todos os vereadores e todo publico presente.

Deputado Estadual Diogo Morais: Pra mim foi uma das maiores emoções que pode sentir em minha vida, o meu avô e meu bisavô nasceram e se criaram no Sítio Bandeira, tenho certeza que minha família toda está orgulhosa deste momento, estou orgulhoso e honrado e agora meus compromissos dobram em trabalhar e defender os compromissos do Brejo da Madre de Deus.

Deputado Estadual Edson Vieira: Pra mim foi noite memorável, eu me lembrei muito do meu pai, ele filho do Brejo, nasceu no Sítio Logradouro, recebeu o título de cidadão de Santa Cruz do Capibaribe, e hoje eu recebi da terra dele, que é o Brejo, um título de cidadão por que eu sou filho de Santa Cruz do Capibaribe, então pra mim é uma alegria tremenda.

Deputado Federal Roberto Teixeira: Sinto-me honrado em receber o título de cidadão do Brejo da Madre de Deus, realmente é uma cidade que eu amo, aprendi a amar desde a minha infância, era aqui que meu saudoso pai passava as férias de julho e semana santa.
Prefeito Dr. Edson Sousa: Todos os agraciados nesta noite prestaram e ainda prestam serviços em nossa cidade, isso engrandece o nosso município, crescemos mais com a cultura educacional ou popular que todos têm pra dar, por exemplo, a cultura de dona Marly é uma coisa fantástica, nos emocionamos com as palavras dela. Todos são pessoas valiosas que vieram abrilhantar a lista de pessoas ilustres do nosso município.

Reportagem e Fotos: Atahanderson Mesquita

Animais morrem engasgados com lixo, cidadão diz que o prejuízo foi grande

O lixo jogado dentro do terreno particular localizado na rua Frei Caneca em Brejo da Madre de Deus, trouxe vários prejuízos a Aldair José Araújo Silva. Ele reclama que está sendo prejudicado com o lixo jogado frequentemente na propriedade, e diz além de ter que manter a área limpa, tem perdido animais que deixa solto dentro do terreno.

“Meus animais morreram porque comeram lixo, o terreno está sujo, após a cerca tem lixo, por conta disso também aparece rato e gabiru de todo tamanho, é brincadeira, as pessoas não têm consciência, até bicho morto estão jogando dentro do terreno e pra completar faz dois dias que esse lixo está ai” reclamou Aldair.

No sábado (24) apareceram 3 ovelhas mortas, segundo Aldair, elas morreram engasgadas com lixo, o prejuízo foi de mais de 1.500,00, já que os bichos eram das raças Santa Inês e Dorper.

O secretário de Obras da Prefeitura, Sérgio Pimentel, disse que no local existem os tonéis e a coleta do lixo está normal.

"A coleta do lixo está normal, foi feita na sexta pela manhã e a tarde e no sábado após a feira, a prefeitura não pode se responsabilizar pelo lixo jogado dentro do terreno pelos moradores”, disse.

Reportagem e Fotos: Atahanderson Mesquita

Campeonato de Sítio 2012 teve início em Mandaçaia

Neste domingo dia 25 aconteceu o início do Campeonato de Sítio 2012, em Mandaçaia  os atuais campeões fizeram a estréia com a presença de  um grande público. Os donos da casa mostraram mais uma vez sua força e favoritismo, com grandes contratações do futebol brejense, o time de Mandaçaia não se intimidou e venceu o seu maior rival, o Catolé pelo placar de 2 X 0, Fofa marcou os dois gols da partida. Na partida preliminar, Cachoeira de Mandaçaia venceu o Sítio São Paulo por 1x0. 

No  Amparo o Cajueiro venceu Madre de  Deus pelo Placar de 1x0 já o Clássico Amparo x Santa Rosa não saiu do 0x0.

Pela tarde em Fazenda Velha mais dois grandes jogos, Bagageiro inspirado venceu o Quatis por 3x1, o clássico da tarde também não saiu do 0x0 no segundo tempo um atleta da equipe de Fazenda Velha provocou uma confusão e o árbitro da partida encerrou o jogo com 11 minutos do 2º tempo.

Destaque da primeira rodada ficou para Fofa que marcou dois gols para Mandaçaia e deu vários dribles, Vagner também de Mandaçaia com varias defesas importantes e Tiago do Bagageiro se destacaram.

Do Estação Notícias

1° Encontro de Mulheres aconteceu em Brejo da Madre de Deus

Com o tema: “Eis aqui a tua serva cumpra –se em mim  tua vontade “LC  1,38 p B” a Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Brejo da Madre de Deus, realizou o seu 1º Encontro de Mulheres.

O evento começou no sábado dia 24 e seguiu na tarde e noite de domingo (25), com uma programação variada, contando com a presença do coral local composto com as irmãs de todo o campo de Brejo, além de ter a participação de grupos de cidades vizinhas, cantores e preletores convidados.

Os cultos se realizaram no Clube Aquários com transmição para todo o mundo através da internet pelo site do Projeto Boas Novas: www.projetoboasnovasbmd.com
 
Por Felipe Matos

José Augusto Maia recebe alta hospitalar

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) recebeu alta hospitalar na manhã deste domingo (25). O parlamentar, que se recupera de uma séria crise hipertensiva, estava internado há três dias.

Segundo informações do seu assessor Kleber Sousa, a ordem médica é para que José Augusto Maia mantenha repouso total nos próximos dias. “Toda a agenda de compromissos dele será cancelada. Quanto á previsão de retorno dele a Pernambuco é impossível ser feita”, disse ele.

César Mello

SENAR realizou Curso de Apicultura em Brejo da Madre de Deus‏

Entre os dias 17, 18, 23, 24 e 25 de Março, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou um Curso de Apicultura nas dependências da Secretaria Municipal da Agricultura de Brejo da Madre de Deus.

O Sr. Antonio Muniz Jr, instrutor do SENAR, capacitou dez agricultores da Sede, Cavalo Ruço, Estrago, Tabocas, Assentamento Garrote, até de Santa Maria do Cambucá, em como lidar com as abelhas Apis / Italiana. 

Durante o curso aprenderam como criar abelhas com ferrão de forma racional, através das partes teóricas e práticas, como: preparo de cera alveolada, captura de enxames de abelhas, manejo e revisão de colméias e colheita de mel.  

O Sr. Geraldo Oliveira, presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Brejo da Madre de Deus - Brejo Mel e Beth, da Secretaria de Agricultura, deram apoio ao curso. Os novos apicultores receberam do Fundo de Apicultura, Equipamentos de Proteção Individual EPI, fumigadores e colméias para iniciar a profissão de apicultor. 

O curso possibilitou aumentar a quantidade de apicultores a fazer parte da Cooperativa dos Apicultores do Agreste - Agreste Mel, responsável pela gestão da Casa do Mel do Território do Agreste Central, em fase de conclusão de construção no Sítio Estrago – Brejo da Madre de Deus, apoiada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário MDA – Caixa Econômica Federal, executada pela Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.
Da Assessoria

Ypiranga pode abrir mão da Série D do Campeonato Brasileiro

O comunicador Jason Lagos soltou uma verdadeira bomba no início da tarde deste domingo na transmissão esportiva da Polo FM. Segundo Jason, um dos integrantes da comissão técnica do Ypiranga teria confiando a ele, a falta de interesse de membros da diretoria alvi-azulina de ter o time na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.

“Trata-se de uma pessoa que tem credibilidade e que externou toda a sua insatisfação com a possibilidade do time não jogar a Série D. Não creio em corpo mole por parte de ninguém, mas possa ser que o time garanta a vaga em campo, mas mesmo assim não seja inscrito para o Campeonato, afinal de contas isso já aconteceu anos atrás”, disse Jason Lagos.

César Mello

Homem prende ex-mulher e coloca fogo em residência em Brejo da Madre de Deus

Um homem foi preso acusado de manter a companheira em cárcere privado e atear fogo na casa dela. O caso aconteceu por volta das 20h dessa quinta-feira (22), no Sítio Brejinho, na zona rural de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

De acordo com a polícia, o agricultor Valdeilson José dos Santos, 32 anos havia brigado com a companheira Rosicleide da Silva Barros, idade não informada, quando resolveu trancá-la em casa. Rosicleide ligou para um dos seus irmãos que acionou a polícia.

Quando a PM chegou ao local, Rosicleide estava presa dentro de casa. O acusado ateou fogo na casa, mas um de seus filhos conseguiu apagar o fogo.

O agricultor foi detido e conduzido à delegacia. O incêndio não foi de grandes proporções e ninguém ficou ferido.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

Prefeito de Toritama chama o Deputado Diogo Moraes de 'DIOGUETE' durante entrevista de Rádio

Nesta sexta feira, 23, em entrevista ao repórter Pedro Braz na Rádio Líder FM, o prefeito   de Toritama Flávio Lima do PSD/PE tratou o Deputado Estadual Diogo Moraes de forma polêmica.

Em uma das partes da entrevista o prefeito Flávio Lima referiu-se ao deputado estadual Diogo Morais do PSDB da cidade de Santa cruz do Capibaribe usando o termo (SUJEITO) e em seguida chamou o deputado de (DIOGUETE), as cidade de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e toda essa região estão todos estarrecidos com á declarações por parte do prefeito.

Blog Merece Destaque