quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Medida Cautelar suspende Pregão Presencial da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus


A Primeira Câmara do TCE referendou Medida Cautelar proposta pelo conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, suspendendo o Processo Licitatório do  Pregão Presencial nº 094/2011, cujo objeto é a aquisição de um sistema tecnológico educacional para a Secretaria de Educação do Município de Brejo da Madre de Deus.

Segundo o conselheiro, a principal falha apontada no processo licitatório foi a não subdivisão das aquisições objetos do certame. A licitação não era apenas para aquisição de um sistema tecnológico educacional, mas também para a compra de outros produtos que poderiam ser licitados em lotes distintos. Segundo a empresa denunciante Webaula – Produtos e Serviços para Educação S/A, os itens que poderiam ser licitados distintamente eram :

a) Sistema tecnológico educacional;
b) Fornecimento de serviço de datacenter;
c) Disponibilização de equipamentos (monitores multimídia e servidores);
d) Capacitação continuada de professores.

Tal fato, segundo entendimento do relator da Cautelar, fere o princípio da economicidade, pois impede a participação de fornecedores que apresentem um preço mais acessível para a administração pública e também impede a ampla participação de concorrentes no processo de aquisição de produtos e serviços.

O conselheiro Dirceu Rodolfo, que também é presidente da Primeira Câmara, concedeu o prazo de 05 dias, a partir da data da notificação,  para os responsáveis pela elaboração do processo licitatório apresentarem defesa.

A Medida Cautelar foi sugerida pela Divisão de Acompanhamento da Gestão Municipal do TCE.

Fonte: Tribunal de Contas de Pernambuco

Adelson Freitas e PT se destacam em Brejo da Madre de Deus

Trabalhando forte para um Brejo cada vez melhor, Adelson e o Partido dos Trabalhadores (PT), tem ganhado cada vez mais notoriedade e simpatizantes, isso é sinal de reconhecimento pelo trabalho em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, FETAPE  e os deputados estadual Manoel Santos e federal Pedro Eugênio.

Atualmente Adelson Freitas é uma das figuras políticas que mais se destaca em Brejo da Madre de Deus, o vice-prefeito vem trabalhando muito e tem conseguido vários projetos importantes para o nosso município, entre eles, a Academia das Cidades para o Distrito São Domingos, que foi conseguida através de uma articulação direta de Adelson com Humberto Costa. 

Hoje a merenda escolar do Brejo é referência graças ao trabalho feito por ele junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativas e Associações.

"A merenda escolar começou com a gente, tivemos um trabalho inicial, como por exemplo, o PAA (compra e doação de alimentos)" disse Adelson.

O Programa de Inclusão Social da Agricultura Família (PISAF), lançado recentemente, também foi idealizado por Adelson juntamente com a FETAPE.

Adelson participou ativamente da criação de várias Cooperativas e Associações e tem sido fundamental para o sucesso da Feira do Verde que acontece anualmente em Brejo da Madre de Deus e em breve entrará no calendário anual do governo Estadual.

 “Estamos em uma rede de articulações e parcerias para o crescimento da agricultura e do Brejo da Madre de Deus" contou Adelson.
 
Natural de Brejo da Madre de Deus, pólo sindical de Caruaru, Adelson Freitas Araújo é agricultor familiar, concluiu o segundo grau e ingressou no movimento sindical de seu município em 1997, como coordenador do departamento de política agrícola, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar através do Pronaf e implementação do Programa de Incentivo Agroeológico, contando com várias parcerias e experiências.

Contribuiu, significativamente, com o processo de criação e consolidação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo (CONDESB), sendo secretário executivo do mesmo por dois mandatos. Foi presidente do STR de Brejo da Madre de Deus e também coordenou no município o Projeto Parceiro da Terra.

No ano de 2002, assumiu a Secretaria de Política Agrícola da Fetape, quando também presidiu o CONSEA-PE. Representou o movimento sindical brasileiro na assembléia da COPROFAM (Coordenadoria de Produtores da Agricultura Familiar do Mercosul).

Também participou do Programa de Visitantes da Embaixada dos EUA, a fim de conhecer a realidade política, econômica e sindical daquele país. Tem como crença o avanço da Fetape através da unidade na ação do conjunto do MSTTR e de suas parcerias em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado de Pernambuco.

Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

Medicamentos Genéricos Mitos e Verdades

COMO IDENTIFICAR UM MEDICAMENTO GENÉRICO?

Medicamento Genérico: Os medicamentos genéricos deverão ser designados com a Denominação Comum Brasileira - DCB acompanhada de faixa amarela na caixa, com a letra G de identificação e o número da lei dos medicamentos Genérico.
 
QUEM PODE SUBSTITUIR O MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA POR GENÉRICO?

Todo Médico do Sistema Único de Saúde – SUS é obrigado a prescrever medicamentos genéricos.
Os Médicos Particulares ou Convênios de Saúde podem optar pela prescrição do medicamento genérico ou de marca.
Farmácias – Somente o farmacêutico pode realizar a troca do medicamento de referência pelo o genérico na farmácia.

OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS SÃO SEGUROS?
SIM –
         Os medicamentos Genéricos devem ser produzidos com Boas Praticas de Fabricação – BPF;
         Os medicamentos Genéricos passam por testes farmacopéicos;
         Utilizam os mesmos princípios ativos que os de referência;
         São realizados estudos de equivalência farmacêutica e bioequivalência;

SE OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS E DE REFERÊNCIA APRESENTAM OS MESMOS PRINCÍPIOS ATIVOS, POR QUE PARECEM DIFERENTES?
         De acordo com a lei de patentes o medicamento genérico não deve apresenta-se exatamente como o medicamento de referência;
         Embora o medicamento genérico apresente os mesmos princípios ativos, seus adjuvantes podem ser diferentes, conferindo características diferentes do medicamento de referência.
TODOS OS MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA APRESENTAM GENÉRICOS?
NÃO -
         O medicamento genérico só pode ser comercializado após o fim da patente do medicamento de referência;
         Após a o fim da patente o medicamento genérico deverá ser registrado para depois ser comercializado;
OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS SÃO MAIS FRACOS OU DEMORAM MAIS TEMPO PARA TER EFEITO?
NÃO -
         Os medicamento genéricos são tão potentes quanto o medicamento de referência;
         Os medicamentos genéricos demoram o mesmo tempo para ter efeito que o medicamento de referência e deve apresentar a mesma posologia;
OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS SÃO TÃO EFICAZES QUANTO OS DE REFERÊNCIA?
SIM –
         A comprovação de eficácia do medicamento genérico  é  feita através de estudo de bioequivalência;
         São fabricados de acordo com as normas de Boas Pratica de Fabricação;
         São realizados ensaios de equivalência farmacêutica;
         Apresentam a mesma composição quantitativa e qualitativa do principio ativo.

ONDE OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS SÃO MAIS UTILIZADOS?
Os medicamentos são mais utilizados nas regiões onde há maior desenvolvimento econômico e maior esclarecimento da população.
Por José Homero de Souza Filho (brejense)

Graduado em farmácia pela a Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Cosmetologia pela a Universite de Marseille II – França, e em Pesquisa Clínica pelo Ministério da Saúde / Hospital Alemão – São Paulo e com mestrado em Tecnologia Farmacêutica pela a Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela a Universidade Federal de Pernambuco.

Assembleia de Deus em Brejo lança blog

Projeto Boas Novas, esse e o nome do mais novo blog no segmento evangélico em Brejo da Madre de Deus, idealizado por irmão da igreja Assembleia de Deus na cidade.

O blog conta com estudos da palavra de Deus, fotos, bíblia online, radio e TV online  com transmissão ao vivo dos cultos, cruzadas, congressos e festividades da Igreja local. 

“Em fase de teste o blog superou as expectativas dos idealizadores, em menos de uma semana o blog alcançou a marca de 1.230 acessos com o blog em manutenção” contou Max Souza.  

Acesse e confira projetoboasnovasbmd.blogspot.com

Reportagem: Atahanderson Mesquita

Sem médico na Policlínica em São Domingos, brejense diz que foi atropelado quando buscava socorro em Santa Cruz

Algumas pessoas revoltadas com o caos da saúde publica em Brejo da Madre de Deus, tem procurado o Estação Notícias para denunciar e contar a verdadeira situação. Foi o que aconteceu com o brejense Ediclaudio.

Ediclaudio (Dudiu) é irmão do radialista Kiko Lima, vende frutas na feira livre todos os sábados em Brejo, e mora na Rua Bolívia no Loteamento Zé Monteiro no Distrito São Domingos, ele contou que levou sua esposa para a policlínica em São Domingos e não tinha médico no dia 1º de Janeiro.   

“Minha esposa passou mal e a levei para a policlínica, não tinha médico lá, então fui buscar socorro em Santa Cruz do Capibaribe, como não tenho carro eu a levei em uma bicicleta, estava eu, minha esposa Lúcia e meu filho Mateus e na ponte de São Domingos, um motoqueiro bateu na gente, tivemos escoriações, fomos atendidos no hospital de Santa Cruz e graças a Deus agora está tudo bem” contou Ediclaudio.

Revoltado com os maus momentos que passou, Ediclaudio contou que vota em Santa Cruz do Capibaribe, mas vai transferir o titulo.

“Eu voto em Santa Cruz do Capibaribe, mas vou transferir meu titulo para o Brejo da Madre de Deus, quero votar para o melhor do meu Brejo. A resposta eu vou dar na urna” completou Ediclaudio.

Com informaçõers e Foto de Kiko Lima
Reportagem: Atahanderson Mesquita

Toinho do Pará dá bolo na Vale e vai a Comunidade FM

Mesmo tendo sido convidado para marcar presença na entrevista concedida pelos pré-candidatos a prefeito pelo grupo “Taboquinha”, o gestor Toinho do Pará preferiu não ir à Rádio vale do Capibaribe.

No início do programa “Vale Debate” os apresentadores justificaram sua ausência pelo fato do mesmo ter alegado compromissos oficiais, no entanto, para a surpresa geral, Toinho foi à outra emissora de Rádio, a Comunidade FM, onde concedeu entrevista no programa “Espaço Aberto”.

Do Sulanca News

Suspeito tenta negociar resgate de óculos de Lampião e é preso em PE


A polícia encontrou, nesta terça-feira (10), os óculos de Lampião, furtados da Casa da Cultura de Serra Telhada, no Sertão de Pernambuco, no dia 11 de dezembro. A peça, com armação em ouro 16 quilates, está na delegacia do município.

Segundo a polícia, o suspeito de cometer o crime foi até a Casa da Cultura negociar com o presidente da fundação, Tarcízio Rodrigues, o valor que receberia para devolver os óculos. Enquanto tentava subornar o homem, uma funcionária da Casa da Cultura ligou pra polícia, que prendeu o criminoso.

Os óculos estavam no guarda roupas do suspeito, que mora em Serra Talhada. A peça chegou à fundação há cerca de dez anos, doada por uma família de coiteros, pessoas que davam comida e protegiam o bando de cangaceiros da polícia.

Do NE10

Violência em São Domingos preocupa autoridades políciais


A cidade de Brejo da Madre de Deus ainda continua com o número excessivo de homicídios e o distrito São Domingos lidera a disputa por ser a localidade do município que somou mais crimes de mortes violentas no ano de 2011.

O número de homicídio em todo o município chegou a 23 de janeiro a dezembro de 2011. A Polícia registrou 04 em Fazenda Nova, 03 na sede, 03 na zona rural e 13 em São Domingos.

Vale destacar que três dos homicídios de São Domingos foram registrados do Sítio Bandeiras.

Do: Jornal Agreste Notícia

Procon-PE realiza nova pesquisa de preço do material escolar


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do PROCON Pernambuco, realizou entre os dias 02 e 06 de janeiro, a segunda pesquisa de preços de material escolar. O objetivo é fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando atenção para a necessidade da comparação de preços antes da compra.

O levantamento foi feito em 19 estabelecimentos comerciais do Recife. A pesquisa teve como base, os produtos iguais ou semelhantes mais pedidos na lista de material escolar como lápis de cor, hidrocor, régua, tesoura, apontador, cadernos e alguns tipos de papel.

Em alguns produtos a diferença percentual pode chegar a 266%. É o caso da régua de 30 cm, que chega a custar R$0,30 centavos em um estabelecimento e R$1,10 em outro.

Em relação a pesquisa realizada em dezembro de 2011, o levantamento constatou que houve redução de preços em alguns itens. Apenas alguns produtos sofreram aumento, a grande maioria dos itens pesquisados sofreu queda ou mantiveram o mesmo preço.

Da Assessoria

Makital é líder no mercado de máquinas industriais


Fundada em 1985 como revendedora de máquinas de costura industriais, rapidamente tornou-se a maior distribuidora do segmento nas regiões Norte e Nordeste.

Hoje, a Makital, é conhecida nacionalmente e possui 05 lojas distribuídas no interior de Pernambuco, nas cidades de: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Surubim e Caruaru, consolidando-se líder em vendas das melhores marcas mundialmente conhecidas.

Sempre criando soluções para os seus clientes a Makital desenvolveu produtos de marca própria a Makspecial, unindo tecnologia de ponta, assistência técnica qualificada, peças de reposição compatíveis com a realidade do mercado e garantia.

A Makital está sempre atenta e comprometida com os resultados daqueles que são o maior motivo do sucesso de uma região que se firma como um dos maiores pólos de confecção do Brasil.

G2 Assessoria de Comunicação Makital

Deputados participam de evento com governador e mostram fortalecimento de aliança

A convite do governador Eduardo Campos (PSB), os deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) participaram de evento na cidade de Tamandaré, neste final de semana.

A aliança entre Vieira e Moraes se fortalece cada vez mais e os resultados desta união já estão beneficiando o Polo de Confecções, a exemplo da duplicação da PE-160, anunciada recentemente pelo governo do estado.
Também serão realizadas obras de restauração na PE-90, no trecho que passa pelas cidades de Toritama, Surubim e Vertentes, bem como na PE-130, no trecho que liga Taquaritinga do Norte a Vertentes.

Edson Vieira considera as obras de fundamental importância, pois as rodovias fazem parte do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Fonte: Assessoria