sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fetape e Igreja Católica na luta pela convivência com o semiárido


Construir uma agenda positiva, conjunta, para amenizar a situação das famílias castigadas pelos efeitos da seca e que contribua para a convivência com o semiárido pernambucano. Foi o compromisso assumido entre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco, Fetape, e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, em reunião na sede da federação, no final da manhã de hoje.  
O presidente da Fetape, Doriel Barros, em sua fala de abertura, deixou claro que tem pautado junto ao governo estadual assegurar que as famílias permaneçam morando com dignidade no semiárido. “Não queremos que o êxodo rural se repita no estado” pontua. Na ocasião, Doriel propôs à Arquidiocese de Olinda e Recife uma visita, no mês de junho, a uma área próxima, para que o arcebispo possa conhecer a realidade das famílias vítimas da seca.  

Dom Fernando Saburido se comprometeu unir forças à Federação numa mobilização, se necessário, para pressionar o governo por mais iniciativas que beneficiem as vítimas da seca. “A partir de agora vamos ficar atentos. Com o apoio da Fetape, se daqui a um mês as ações emergenciais não chegarem às vitimas, vamos começar a nos organizar”, adverte.  

Estiveram presentes na reunião, dirigentes sindicais do Agreste e Sertão, a superintendência do Incra, a chefia de gabinete do deputado estadual Manoel Santos, Asa Brasil, ICN, Cáritas, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos e o vereador do Recife, Josenildo Sinésio.  

Da Assessoria