quinta-feira, 28 de junho de 2012

Escorpiões atacam mais de 100 pessoas em Caruaru


De janeiro até agora a 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste pernambucano, registrou 255 ataques de escorpião nos 32 municípios sob sua jurisdição. Desse total, 103 foram notificados somente em Caruaru.

De acordo com especialistas o período chuvoso é propício para que o animal peçonhento saia dos esconderijos. Tanto quem mora na zona rural ou nas grandes cidades não está livre do ataque. O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco registrou um aumento de 100% no número de casos de acidentes com escorpiões.

Em 2011 foram registrados em todo o estado 150 acidentes contra 302 deste ano, um aumento de 50%. “É um aumento considerável e devemos ter todo o cuidado possível nas nossas casas. Entretanto, gostaríamos de fazer um alerta as pessoas que moram próximas de construções ou possuem entulho de material nos quintais e terrenos baldios, para que evitem esse acumulo, pois é nesse ambiente que os escorpiões tendem a se esconder”, informou o gerente de vigilância em saúde da 4ª Geres, Nilson Monteiro.

Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais frequentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são escorpião preto e escorpião amarelo. Frequentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente.

Para evitar acidentes com escorpiões, recomenda que as pessoas vedem ralos, tanques e soleiras de portas, evitem plantas próximas às paredes e não acumulem entulho ou telhas nos quintais.

Em caso de picada de escorpião, a recomendação é lavar o ferimento com água e sabão, fazer compressa morna para aliviar a dor e buscar atendimento de emergência, neste caso procurar o hospital de referência que é o Regional do Agreste (HRA).

DADOS - As cidades  que apresentam os  maiores índices de acidentes com escorpião  são Caruaru, Gravatá, Belo Jardim, Altinho e Santa Cruz do Capibaribe. 

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade