sábado, 9 de junho de 2012

Bacamarte gigante será uma das novidades no São João de Caruaru


A Associação dos Bacamarteiros do Agreste prepara uma homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga com o Maior Bacamarte do Mundo a previsto para a próxima quarta-feira (13). A arte que é passada de pai para filho é algo permanente do folclore sertanejo.

Os bacamarteiros são em sua maioria vaqueiros que usam com seus chapéus e alpargatas de couro e estão sempre acompanhados de zabumbeiros, banda de pífanos e sanfoneiros. A Associação no agreste conta com 34 batalhões de vários municípios.

“Foram 23 dias de trabalhos intensos para confeccionar o bacamarte gigante. Ele tem aproximadamente 15 kg com 4,5 m de altura. Tentamos fazer algo parecido com o que usamos na apresentação, só que desta vez em um tamanho gigante. Nós esperamos que os visitantes e os moradores de Caruaru possam prestigiar este momento”, ressaltou o presidente da associação, Bento Martins.

A origem dos bacamarteiros vem da Guerra do Paraguai. Eles simbolizam os soldados que vitoriosos voltavam da guerra. O grupo de bacamarteiros de Caruaru se apresenta nas festividades, onde soltam vários "tiros" de pólvora.

“Caruaru tem tudo de grande, a maior fogueira e as comidas. Então eu assumi esse compromisso de fazer o maior bacamarte, uma obra totalmente artesanal e que estará disponível para o público a partir deste ano”, ressaltou. 

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade