quarta-feira, 30 de maio de 2012

Combatendo a seca: Eduardo inicia construção de 15.500 cisternas em PE


Os homens e mulheres do campo de 87 municípios do Semiárido vão poder contar agora com o abastecimento regular de água para aumentar e melhorar a qualidade da produção de alimentos. A garantia de que essa reinvindicação será cumprida foi dada nesta quarta-feira (30/05), durante o lançamento do Projeto Pernambuco Mais Produtivo realizada em Pesqueira. Na presença de centenas de agricultores Eduardo anunciou a construção de 15,5 mil cisternas do tipo calçadão.

A construção dos reservatórios para captação de água é hoje, segundo o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, uma “inovação tecnológica e social” que vai garantir a segurança hídrica para os agricultores que vivem no Semiárido. 

Quando estiverem prontos, os reservatórios vão beneficiar 85 mil pessoas de 40 cidades do Sertão e 47 do Agreste pernambucano.

Na passagem por Pesqueira, Eduardo destacou que a construção dos reservatórios se soma a outras ações que estão sendo tocadas pelo Governo do Estado no enfretamento à estiagem. “Numa situação como a que estamos vivendo não tem solução única. Nós encontramos a solução nas cisternas, nas adutoras, nos sistemas simplificados de abastecimento de água e, em outras localidades, no abastecimento monitora do dos carros-pipas”, detalhou.

De Brejo da Madre de Deus participaram na solenidade o prefeito, Dr. Edson, o Sr. Francisco de Assis (Secretário de Agricultura), o Sr. Jaelson Araújo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável CONDESB, o Sr. Laelson Cordeiro Vanderlei (presidente) do Sindicato dos Trabalhadores Rurais acompanhados por 35 agricultores e a Sra. Elizabeth, Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura. 

Cerca de 185 das cisternas calçadão serão construídas no município do Brejo, por famílias que já construíram a primeira cisterna com capacidade para 16.000 litros. A vigência do projeto será de 15 meses. 
Além disso, 500 cisternas com capacidade para 16.000 litros d’água cada serão construídas no segundo semestre deste ano, numa parceria entre o Prorural – MDS – CONDESB em 15 comunidades rurais da região semiárida do município, completando 1.800 cisternas, sendo que já foram construídas 1.200 cisternas nos últimos dez anos pela Articulação no Semiárido ASA e Prorural, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CONDESB e comunidades rurais.

Da Assessoria