sexta-feira, 13 de abril de 2012

Secretaria de Saúde de PE confirma primeira morte por dengue, este ano

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Pernambuco, este ano. O óbito aconteceu no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com informações da Secretaria de Saúde da cidade, a vítima foi um rapaz de 32 anos, morador do bairro de Padre Roma. Ele chegou a ser atendido nas Unidades de Pronto Atendimento do Engenho Velho e do Curado, duas vezes em cada uma.

Outras vinte mortes notificadas estão sendo investigadas pela Secretaria. Neste ano, em todo o estado, foram notificados 21.469 casos, dos quais 4.859 foram confirmados. No mesmo período do ano passado, foram 12.238 notificações e 4.927 confirmações - um aumento de 75,43% de um ano para o outro.

Até agora, foram notificados 103 casos de dengue grave (com complicação ou hemorrágica), com 18 confirmações. Em 2011, foram 225 casos do tipo, confirmados no mesmo período.

Em 2012, foram 21 óbitos notificados e 1 confirmado. No mesmo período de 2011, houve a notificação de 22 óbitos suspeitos, sendo 13 confirmados.

A dengue foi identificada em 169 cidades pernambucanas. Os dez municípios apontados com os maiores índices de notificação, considerando o índice de dengue por grupo de 100 mil habitantes, são: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Jataúba, Condado, Carnaúba, Fernando de Noronha, Limoeiro, Salgueiro e Timbaúba. Até agora, foram notificados 103 casos de dengue grave – com complicação ou hemorrágica –, com 18 confirmações.

saiba mais

Sintomas
Entre os sintomas que podem indicar que a pessoa está com dengue estão a febre, a dor de cabeça – principalmente na região da testa -, dores no corpo, a falta de disposição e falta de vontade de se alimentar. A certeza do diagnóstico só é possível através de exame de sangue. O principal cuidado a ser tomado em relação a esses pacientes deve ser a hidratação.

Do G1