sexta-feira, 27 de abril de 2012

Veja cuidados ao ter com animais peçonhentos


O aumento da temperatura faz com que o inseto saia dos locais onde fica e cheguem às residências, aumentando o risco de ataques. Os animais aparecem principalmente em áreas verdes ou próximas a matagais.

Para evitar acidente alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é manter limpas a casa e a área ao seu redor.  Lixo e entulhos podem servir de abrigo para muitos desses animais. Além disso, locais sujos também são habitat de baratas e ratos. Os roedores, em geral, principalmente ratos, constituem parte da dieta de serpentes. Já as baratas e outros insetos servem de alimento para escorpiões e aranhas.

É importante ainda estar atento com a limpeza de armários. Esses ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. E quem quer ser ainda mais cuidadoso, além de manter os armários limpos, deve sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, para não ser surpreendido pela presença de um animal venenoso. Tapar buracos em muros e vãos de portas é outra recomendação importante, pois evita a passagem de  bichos  como as cobras.

Ao limpar o interior e os arredores da casa usar luvas, botas e calças compridas.

Não ande descalço. Use botas ou calçados rígidos. Cuidado ao entrar na água. As pessoas devem ficar atentas para serpentes que podem estar nadando em busca de terra seca.

No caso de encontrar animais peçonhentos dentro da residência, afaste-se lentamente deles e entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde ou com o Corpo de Bombeiros. 

A orientação é que o animal seja exterminado, mas que fique inteiro para que a equipe possa identificar a espécie. Deve se  colocar em um recipiente. Assim, identificando qual o animal, uma equipe vai até a casa onde foi encontrado para fazer o serviço de borrifação.

Do Portal + AB