domingo, 15 de abril de 2012

Faltam médicos em Caruaru

CARUARU – Entidades médicas denunciaram, ontem, em entrevista coletiva, a precariedade de atendimento na Maternidade Jesus Nazareno e no Hospital Regional do Agreste (HRA), nesta cidade do Agreste. A falta de profissionais é o problema mais grave e tem provocado transferências de doentes e colocado em risco a vida dos pacientes. Diante da situação, o sindicato da categoria cobra a realização de concurso público.
“Para se ter uma ideia, no sábado da Semana Santa não havia cirurgião no Regional”, disse o diretor regional do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Danilo Souza. Segundo ele, a situação é mais grave ainda no Jesus Nazareno. “O médico tem que escolher o paciente. É uma aventura fazer um parto na unidade.”
O vice-presidente do Simepe, Mario Jorge Lobo, disse que um relatório da situação será enviado ao Conselho Regional de Medicina. “Precisamos de uma discussão sobre a rede de maternidades em Pernambuco. Queremos um enfrentamento definitivo”, pontuou.
Segundo os médicos, a falta de profissionais é mais grave em algumas especialidades, como pediatria, cirurgia e ortopedia. A situação tem provocado, ainda de acordo com a categoria, a realização de plantões com equipes incompletas.
Sobre as denúncias do Simepe, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota afirmando que realizou concurso para médicos em 2009, que ainda está em vigor e os aprovados sendo chamados. “Portanto, não há razão para a realização de novo concurso neste momento.”
De acordo com a Secretaria de Saúde, para a demanda imediata por mais médicos, está sendo autorizada a convocação de 13 profissionais (oito neonatologistas e cinco obstetras) para o Jesus Nazareno. Para o HRA, estão sendo chamados um ortopedista e um intensivista.

Do Estação Notícias