domingo, 25 de março de 2012

SENAR realizou Curso de Apicultura em Brejo da Madre de Deus‏

Entre os dias 17, 18, 23, 24 e 25 de Março, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou um Curso de Apicultura nas dependências da Secretaria Municipal da Agricultura de Brejo da Madre de Deus.

O Sr. Antonio Muniz Jr, instrutor do SENAR, capacitou dez agricultores da Sede, Cavalo Ruço, Estrago, Tabocas, Assentamento Garrote, até de Santa Maria do Cambucá, em como lidar com as abelhas Apis / Italiana. 

Durante o curso aprenderam como criar abelhas com ferrão de forma racional, através das partes teóricas e práticas, como: preparo de cera alveolada, captura de enxames de abelhas, manejo e revisão de colméias e colheita de mel.  

O Sr. Geraldo Oliveira, presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Brejo da Madre de Deus - Brejo Mel e Beth, da Secretaria de Agricultura, deram apoio ao curso. Os novos apicultores receberam do Fundo de Apicultura, Equipamentos de Proteção Individual EPI, fumigadores e colméias para iniciar a profissão de apicultor. 

O curso possibilitou aumentar a quantidade de apicultores a fazer parte da Cooperativa dos Apicultores do Agreste - Agreste Mel, responsável pela gestão da Casa do Mel do Território do Agreste Central, em fase de conclusão de construção no Sítio Estrago – Brejo da Madre de Deus, apoiada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário MDA – Caixa Econômica Federal, executada pela Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.
Da Assessoria