sábado, 17 de março de 2012

Secretária de Saúde do Município concede entrevista à Rádio Colinas FM


Demonstrando muito conhecimento, competência e naturalidade, a Secretária de Saúde do Município de Brejo da Madre de Deus, Dra Maria Cristina Paulino, esteve na manhã de hoje na Rádio Colinas FM, na sede do Município para conceder uma entrevista ao comunicador Atahanderson Mesquita. Marcada por muita descontração, a entrevista dada pela Secretária expôs todas as dificuldades encontradas pela gestão municipal, a crise da saúde no âmbito Nacional e os avanços da saúde em nosso Município.
Reformas estruturais na Saúde -
De forma clara e objetiva, A secretária de Saúde, Dra Cristina Paulino destacou os anos sem reformas estruturais nas unidades de saúde. Ela disse “Começamos pelo CEO, mas colocamos no chão o centro de saúde e vamos construir uma unidade moderna e depois faremos a tão esperada reforma do hospital”. A secretária deixou bem claro que não deseja fazer só os bicos improvisados, vai fazer reforma e deixar o hospital novo.
 Falta de medicamentos e recursos na saúde -
Dra Cristina esclareceu o motivo da falta de alguns medicamentos e as providências que estão sendo tomadas junto ao setor jurídico do município.
No caso especifico de Plácido, a secretária foi mostrar como funciona a saúde do Brasil, e deixou bem claro, “Determinação judicial não se discute, se cumpre”, e por isso o Prefeito esta obedecendo a justiça, porém a mesma justiça impede de comprar marcas, por isso Plácido tem de acessar o dinheiro para comprar diretamente, pois a Prefeitura não pode comprar diretamente, apenas por licitação.  Também falou sobre os PSF do município que, devido a dificuldade de se encontrar médicos disponíveis para ficarem as 40 horas semanais, foram transformadas em Unidades de Saúde, sem prejuízo para a população, que continua contando com o médico, dentistas e toda a rede da saúde.
A secretária comemorou o resultado apresentado por Atahanderson Mesquita de queda no número de internamentos no hospital, “saímos de 1200, para apenas 700 internamentos, isso é um resultado muito bom, isso mostra que nossa estratégia de saúde preventiva está funcionando com grande êxito, aproveito para parabenizar as equipes de saúde da família, NASF e ACS pelo importante trabalho desenvolvido”, destacou a secretária.  
Organização e planejamento –
Com muita segurança, Dra Cristina mostrou todos os recursos da saúde e como eles são gastos. Que cada verba vem destinada para um recursos especifico e que atende em parte as necessidades da secretaria, o restante é completado pelo Município.  Ela destacou ainda as ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola, que vem ganhando destaque, além do NASF que desde sua implantação tem atingido o seu objetivo que é tirar a sobre carga de atendimentos nas unidades de saúde. É bom lembrar, e aqui dizer que isso foi registrado pelo comunicador Atahanderson Mesquita, a Secretária falou sobre tudo isso, citando números, datas e outras informações sem levar um papel sequer para a entrevista, ela completou dizendo “quem faz sabe o que está fazendo, não motivo nenhum para mentir ou inventar. Fazemos tudo com seriedade. E só trabalho com Prefeito honesto, conheço José Edson de Sousa há mais de 20 anos, sei do seu caráter e de sua honestidade e também de seu compromisso com a saúde, foi isso que me fez voltar a administrar uma secretaria, e isso faço com prazer”.
 Filas na central de marcação –
A Secretária de Saúde lamentou as filas que acontecem não só em Brejo como em todo o país. Colocou a dificuldade de se conseguir serviços especializados na rede, onde pessoas têm marcação para mais de um ano devido a falta do profissional para o atendimento, não só na rede pública como na rede privada e nos planos de saúde. Citou vários exemplos a nível nacional de pessoas que entram nas filas e não conseguem agendar suas consultas ou exames. Porém no caso de Brejo, o objetivo é acabar com as filas nas calçadas, para isso ela está implantando um serviço de regulagem informatizado que terá sua sede instalada na nova policlínica. O objetivo é que o paciente assim que passar pelo médico, e se ele prescrever algum exame ou encaminhe o paciente para um especialista, ele já agenda com a atendente na própria unidade, no computador sem precisar ir a outro lugar para fazer esta marcação. O que será uma grande revolução no atendimento médico do município.     
 Frota da saúde –
 A Secretária Cristina Paulino voltou a lembrar o péssimo estado dos veículos encontrados pela atual gestão, no início de Governo. O sucateamento se deu devido à falta de manutenção periódica. Apesar de todo o esforço da atual gestão em adquirir novos veículos, alguns tem manutenção muito cara. Ela reconheceu que a unidade é importante, porém o estado em que se encontra o a unidade  odontomédica pede uma reflexão se vale a pena ou não recuperá-lo, ou vendê-lo para adquirir um mais moderno. Ela ainda anunciou a compra de mais uma ambulância para a rede de saúde
 IDSUS –
 A secretária com muita humildade, ao comentar o IDSUS, que leva em consideração o ano de 2008 e dados de 2009 e 2010, mostrou passo a passo como conseguir os resultado dos indicadores e como analisá-los. Foram justamente as notas obtidas em 2008 que puxaram os indicadores do IDSUS de Brejo para baixo, mas ela aproveitou para mostrar que apesar destes resultados, a saúde de Brejo vai muito bem, voltando a se recuperar e já pode ser visto um horizonte mais ameno, “tem muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, declarou a secretária.
Dados da saúde –
Dra. Cristina Paulino aproveitou o espaço para mostrar, no ar, como obter as informações sobre a Saúde e como analisá-las, para assim poder, junto com a população fiscalizar o dinheiro da saúde. Disse ainda que a secretaria está de portas abertas para mostrar como é gasto o dinheiro da saúde e pediu que a população vá mais vezes as audiências públicas para obter mais conhecimento sobre o SUS. 
Policlínica de São Domingos –
A secretária destacou o bom funcionamento da  Policlínica de São Domingos, que desde a sua inauguração, pela primeira vez pode dizer que é sim uma policlínica e agora com funcionamento 24 horas. Além disso, a atual gestão recuperou o Raio-x da unidade  o que dá mais conforto aos pacientes que procuram o serviço e não precisam se deslocar para outras unidades.  
Audiência Pública –
A secretária Cristina Paulino afirmou que realiza todas as audiências públicas de forma continuada, inclusive, fez um breve relato da última, feita nesta quinta-feira, onde foram apresentados os avanços da saúde no ano de 2011. Agradeceu aos vereadores Wagner Bolão, Hilário, Laelson, Maria Jose e Josevaldo que estão sempre presentes nas reuniões, e lamentou a ausência dos outros que nunca compareceram.
 Avanços na Saúde –
A secretária acrescentou que a redução de crianças nascidas mortas, reforma do CEO, construção da Policlínica da sede, eficiência do atendimento do NASF, respeito e cumprimento dos direitos dos ACS, melhoria da frota e do serviço de locomoção dos pacientes para os diversos serviços de saúde em outras cidades, a casa de apoio de Recife, policlínica 24 horas em São Domingos, escala de médicos completa do hospital, construção da Policlínica da sede, melhoria na distribuição de medicamentos foram apontados como avanços na saúde de Brejo da Madre de Deus.
A secretária Cristina Paulino finalizou agradecendo a oportunidade e se colocando a disposição de vir outras vezes ao programa e esclarecer a população o que acontece na saúde de nosso município.  E declarou que não se esconde nem em sua casa, vai a todos os lugares e enfrenta todas as dificuldades com a verdade, caso não fosse assim não teria realizado 4 audiências públicas no período em que está a frente da secretaria de saúde de Brejo da Madre de Deus para ouvir as reclamações da população e apontar as soluções.

Da Assessoria