sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aprenda a identificar e prevenir as doenças mais comuns do verão

Olá comunidade virtual, vamos iniciar um quadro de informações no que se diz respeito ao bem estar de nossa comunidade, inicialmente como estamos no verão vamos falar de algumas doenças que tornam-se mais frequentes, devido às características próprias desta estação.
Exposição prolongada ao sol, também consumo de alimentos em locais de lazer, exposição a aglomerados de pessoas e vários outros fatores de risco são mais comuns no verão e exigem cuidados para prevenir doenças e garantir que a diversão não acabe mais cedo.
Considerando que somos um município rico em turismo e cheio de piscinas e clubes espalhados nos quatro recantos é necessário ficarmos alertas para essas informações. Boa leitura.
Pano branco ou pitiríase versicolor
Essa micose é muito comum em climas tropicais. O causador dela é o fungo Ptyrosporum ovale, que existe normalmente no meio ambiente, mas que só causará problemas de saúde se tiver condições adequadas para isso. O pano branco só aparece quando a pessoa está com baixa imunidade, e quando o fungo se encontra em um ambiente úmido e de bastante calor.
Os sintomas são manchas brancas na pele, mas em alguns casos as manchas podem ser castanhas ou avermelhadas.
Desidratação
O risco de ter uma desidratação é maior no verão, pois nessa estação do ano transpiramos mais e existem mais chances de se comer uma comida estragada por má conservação.
A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Quando o organismo está funcionando normalmente perde-se em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina e fezes, seja pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de se ficar doente.
Uma pessoa desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fica muito tempo sem urinar. Existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir a desidratação, como usar roupas leves, ingerir constante mente líquidos, não comer alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira, por exemplo, e sempre preferir ficar em lugares arejados e frescos.
Na próxima semana teremos mais sobre doenças mais frequentes no verão. Um abraço e até outra edição do Estação Noticias.
Por: José Ademilson da Silva Raposo
Técnico de Enfermagem: Coren 512355