quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prédios do Museu, Câmara e Cadeia serão reformados em Brejo da Madre de Deus

Os trabalhos de restauração dos prédios do Museu, Câmara e Cadeia em Brejo da Madre de Deus começou em 2009. A proposta é adaptar as salas do térreo e transformá-las em ambientes que contem a história do prédio e dos engenheiros Louis Vauthier e José Mamede, idealizador e finalizador do projeto do casarão, respectivamente. Nesse espaço, com portas e janelas feitas de grades de ferro, funcionavam as celas dos prisioneiros.
Ganhou grande destaque na imprensa Pernambucana as reformas que estão sendo feitas nos prédios do Museu, Câmara e Cadeia em nossa cidade. Estes prédios históricos são cartão postal de nosso Municipio e agora, estão recebendo o tratamento que merecem.

O Prédio de Câmara e Cadeia foi Projetada pelo engenheiro francês Louis Vauthier, em 1845. O prédio é um dos marcos da arquitetura no interior do Estado, mas estava com a estrutura comprometida. No espaço, vai funcionar um centro histórico de arte e cultura, onde serão realizadas diversas oficinas e atividades artísticas.
Louis Léger Vauhtier, arquiteto responsável pela idealização do projeto da Casa de Câmara e Cadeia, também projetou obras como o Teatro de Santa Isabel, a ponte Princesa Isabel e o prédio onde funciona hoje a Academia Brasileira de Letras, todos no Recife. A Casa de Câmara e Cadeia foi o único projeto que Vauthier realizou no interior do Estado.
Nosso empenho foi destaque numa série de reportagens do Jornal do Commércio durante os meses de setembro e outubro, como mostrado nos recortes colocados nesta postagem. Quem não nos conhece ou não é de nossa cidade, nem sabe o que é cultura não entende o sentimento que os brejenses têm em relação a estes prédios tão importantes. Mas os brejenses verdadeiros aplaudem nossa ação em defesa de nossa história.

Prédios que estão sendo reformados em Brejo da Madre de Deus




Da Assessoria

Programa Carga Pesada será gravado no próximo sábado

No próximo sábado, (29) o Programa Carga Pesada será gravado, já que o mesmo estará participando de um Congresso de Vereadores na cidade de Garanhuns, promovido pela UVP.

Este será o ultimo congresso da entidade neste ano e será muito importante, por este motivo o apresentador e vereador Carga Pesada comunica que o programa será gravado, mesmo assim convida seus ouvintes para ouvirem.

“Na primeira parte do programa o ex-secretário de saúde do Brejo da Madre de Deus, Dr. Gil Brasileiro, vai falar sobre a saúde do Brejo e dar algumas dicas de como acabar com as filas, como contratar Médicos e Dentistas, além de outras, na segunda parte do programa, iremos repetir a entrevista de Roberto Asfora do ultimo sábado (22), quem não ouviu vai ter a oportunidade de ouvir o nosso Amarelinho de Ouro falar de sua viagem a Europa e sobre os problemas do Brejo. Vale a pena conferir” disse Carga Pesada.
 
O programa vai ao ar na Farol FM 90.5 Mhz todos os sábados a partir das 10:30.

Fonte: Vereador Carga Pesada

Ponte Miguel Arraes em São Domingos passa por serviços de recuparação

A Ponte Miguel Arraes, que fica na divisa entre os Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus e a principal ligação do Distrito de São Domingos com o Município vizinho, estava cedendo em suas extremidades.

A prefeitura foi alertada pelo Vereador Hilário, líder do Governo Municipal na Câmara, que solicitou uma resolução junto ao DER.

O Prefeito Dr. Edson encaminhou oficio ao 3º Distrito em Caruaru que atendeu de imediato. O oficio foi entregue na segunda-feira e as obras estão sendo feitas na quarta-feira.

Uma prova de que quando existe parceria e competência entre Município e Estado as coisas acontecem.

Da Assessoria

Feira da Sulanca em Caruaru com novo horário para o final de ano

As feiras da Sulanca, que começam na madrugada da terças, vão ser antecipadas.

A partir da terceira semana de novembro, iniciando no dia 14, as feiras começam às 15h das segundas-feiras.

O novo horário segue até a última semana de dezembro, voltando ao funcionamento normal em janeiro.


Foto: Divulgação
Caruaru360Graus

Motorista de caminhão dá marcha á ré, atropela e mata criança em Toritama

Uma menina de 11 anos morreu atropelada por volta das 10h30 da manhã dessa quarta-feira (26), no Sítio Oncinha, zona rural de Toritama, Agreste pernambucano.

De acordo com a polícia, Adriele dos Santos Farias estava brincando de bicicleta e passava por trás do caminhão modelo Mercedes Benz de placa KFY 3544- PE, quando o motorista Edvaldo Araújo Bezerra, 30 anos, deu marcha à ré e atropelou a garota.

Ela ainda foi levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora em Toritama, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de dar entrada na Unidade de Saúde. O corpo de Adriele foi levado para o IML de Caruaru.

Já o motorista Edvaldo Araújo foi encaminhado para a Delegacia para prestar depoimento sobre o caso.


Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

Chegada das pedras de Calçamento na comunidade do Catolé

No início da noite desta quarta-feira dia 26/10 a prefeitura do Brejo da Madre de Deus velou até o Sítio Catolé as pedras de calçamento. Em pouco tempo está será mais uma comunidade totalmente calçada pelo governo municipal.

Fotos: Silas Lemos

Mais uma vez o deputado Edson Vieira mostra compromisso com o Polo de Confecções de Pernambuco

O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) participou na tarde desta terça-feira (25) de uma reunião na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, onde foi apresentado e discutido o plano de mídia proposto pelo Governo do Estado para o Polo de Confecções de Pernambuco.

Integrantes da Secretaria de Comunicação do Estado apresentaram o projeto, que foi analisado pelos representantes das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. Entre as colocações feitas por Edson Vieira na reunião, a principal é que o plano seja direcionado nesta primeira etapa para o Norte e Nordeste, principal mercado consumidor dos produtos do Polo de Confecção.

De acordo com o deputado, após as sugestões apresentadas na reunião serão feitas algumas modificações para que a campanha possa ser lançada. Na próxima semana haverá outro encontro com os Comitês Gestores para definir as áreas de veiculação do plano de mídia.

Fotos: Eder Mateus
Assessoria de Impernsa

Vereadores de oposição se reuniram com Roberto Asfora

A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 26, em um restaurante de Caruaru, o ex-prefeito Roberto Asfora reuniu mais uma vez seus Vereadores para traçar estratégias para 2012 onde o Amarelinho de Ouro vai intensificar suas visitas no município. Ficou acertada também uma visita na semana que vem ao Procurador do Ministério Publico de Pernambuco, Dr. Fenelom, aonde os Vereadores, o ex-prefeito e o Deputado Diogo Moraes, que chega este final de semana da China, irão cobrar agilidade nas denuncias feitas ao Ministério Publico do Brejo da Madre de Deus, segundo o Vereador Carga Pesada, líder da bancada de oposição, Brejo esta com um Promotor substituto e ele só trabalha um dia na semana aqui em nossa cidade, o grupo vai pedir um Promotor titular para passar a semana em Brejo e assim, agilizar as denuncias que já foram feitas e outras que estão chegando.  Carga Pesada ainda disse que: se tivéssemos um Promotor Titular e atuante o dinheiro do concurso publico já teria sido devolvido e o Prefeito não estaria aplicando este dinheiro e se beneficiando financeiramente.

Fonte: Vereador Carga Pesada

Campeonato Brejense: No Futebol nem sempre quem joga melhor vence

Por duas vezes a  equipe do Vasco do Boa Esperança joga melhor, mais termina amargando o gosto ruim da derrota, aconteceu no ultimo sábado quando o Vasco perdeu para o Flamengo de Fazenda Nova de virada 4x3, e ontem quanta feira (26), não foi diferente, a equipe  preto e branco do  Boa Esperança foi melhor todo o jogo, saiu na frente do placar fazendo 1x0 mais como diz o ditado do futebol nem sempre quem ta melhor vence o jogo, foi o que aconteceu, Jataúba empatou ainda no primeiro tempo, e só no finalzinho do segundo foi que teve a sorte de uma sobra de bola e marcou o segundo gol. Com esse resultado Jataúba empata com o Maitá de São Domingos ambos com 10 pontos.  E o Vasco fica na penúltima colocação com 01 ponto.

Hoje tem mais dois jogos, ás 19hs Guarani x Cruzeiro de Fazenda Nova e ás 21hs pela 1ª Divisão tem São Mateus x Balança.

Reportagem: Edvaldo José (Vadinho)