quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Curso de Fabricação de Doces de Frutas realizado no Sítio Tabocas – Brejo da Madre de Deus pelo SENAR

Entre os dias 05 a 07 de Dezembro, a Sra. Cleide B. Campos, instrutora do SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ministrou um Curso de Fabricação de Doces de Frutas, na sede da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Tabocas, para 11 agricultoras e 1 agricultor daquela comunidade.  O curso foi organizado e apoiado pela Secretaria da Agricultura e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus CONDESB. O objetivo do curso foi para beneficiar as frutas da região que muitas vezes se perdem.

O município de Brejo, incluindo a comunidade de Tabocas, ainda é um grande produtor de mais de vinte tipos de frutas como Acerola, Azeitona, Banana, Cajá, Caju, Coco, Goiaba, Graviola, Ingá, Jaboticaba, Jaca, Jambo, Laranja, Limão, Mamão, Manga, Maracujá, Pinha, Pitanga, Pitomba, Seringuela e Umbu.
No primeiro semestre de 2011, a ONG AMAS Associação Menonita de Assistência Social, atendendo uma demanda da comunidade, apoiou a construção de uma Unidade de Beneficiamento da Produção Agrícola nos fundos da sede da Associação de Tabocas, onde foi realizado o curso.  Os alunos foram orientados sobre Higiene na preparação de alimentos. Durante os três dias do curso aprenderam fazendo, o lema do SENAR, neste caso, a processar as frutas da época (acerola, banana, caju, goiaba, laranja, mamão, manga), com leite, em deliciosos doces e geléias.

O próximo passo é a aprovação da Unidade pela Vigilância Sanitária da Prefeitura, certificando a qualidade dos produtos, para que possam vender no comércio local e regional a ganhar uma renda a mais para as suas famílias. Só precisamos ter cuidado em não consumir muito doce, mas um pouco não faz mal!

Elizabeth Szilassy
Assessora Técnica                                         
Secretaria da Agricultura