quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prédios do Museu, Câmara e Cadeia serão reformados em Brejo da Madre de Deus

Os trabalhos de restauração dos prédios do Museu, Câmara e Cadeia em Brejo da Madre de Deus começou em 2009. A proposta é adaptar as salas do térreo e transformá-las em ambientes que contem a história do prédio e dos engenheiros Louis Vauthier e José Mamede, idealizador e finalizador do projeto do casarão, respectivamente. Nesse espaço, com portas e janelas feitas de grades de ferro, funcionavam as celas dos prisioneiros.
Ganhou grande destaque na imprensa Pernambucana as reformas que estão sendo feitas nos prédios do Museu, Câmara e Cadeia em nossa cidade. Estes prédios históricos são cartão postal de nosso Municipio e agora, estão recebendo o tratamento que merecem.

O Prédio de Câmara e Cadeia foi Projetada pelo engenheiro francês Louis Vauthier, em 1845. O prédio é um dos marcos da arquitetura no interior do Estado, mas estava com a estrutura comprometida. No espaço, vai funcionar um centro histórico de arte e cultura, onde serão realizadas diversas oficinas e atividades artísticas.
Louis Léger Vauhtier, arquiteto responsável pela idealização do projeto da Casa de Câmara e Cadeia, também projetou obras como o Teatro de Santa Isabel, a ponte Princesa Isabel e o prédio onde funciona hoje a Academia Brasileira de Letras, todos no Recife. A Casa de Câmara e Cadeia foi o único projeto que Vauthier realizou no interior do Estado.
Nosso empenho foi destaque numa série de reportagens do Jornal do Commércio durante os meses de setembro e outubro, como mostrado nos recortes colocados nesta postagem. Quem não nos conhece ou não é de nossa cidade, nem sabe o que é cultura não entende o sentimento que os brejenses têm em relação a estes prédios tão importantes. Mas os brejenses verdadeiros aplaudem nossa ação em defesa de nossa história.

Prédios que estão sendo reformados em Brejo da Madre de Deus




Da Assessoria