quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestra no Conselho Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus sobre Agricultura Sem Agrotóxicos - ASA.

Hoje (quarta-feira, dia 21 de Setembro) pela manhã, o Sr. Antonio Almeida dos Santos, Engenheiro Agrônomo da empresa prestadora de serviço para o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, da Agricultura Tecnologia Certa - ATC, de João Pessoa PB, fez uma palestra para 25 agricultores familiares, durante a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus CONDESB, sobre Agricultura Sem Agrotóxicos.   

Explicou as razões para a priorização do ensino, pesquisa e assistência técnica em horticultura sustentável: Demanda por alimentos saudáveis; b) Aumento (em anos recentes) nos custos dos agrotóxicos e fertilizantes convencionais; c) Necessidade da preservação do meio ambiente, incluindo os recursos naturais renováveis; d) Crescente disponibilidade de técnicas e práticas em sistemas de produção sustentável.

Mostrou que com o uso de várias práticas tecnologias, como Solarização, Compostagem, Biofertilizante, Casa de Vegetação com TNT, é possível produzir hortaliças, até o repolho e tomate, as hortaliças mais atacadas por pragas, como nematóide, tripes, mosca branca, broca, sem o uso de Agrotóxicos. O uso de Agrotóxicos acaba causando um desequilíbrio no meio ambiente e prejudicando a saúde dos agricultores e consumidores.

Os agricultores presentes estavam bem interessados na apresentação interagindo com o palestrante. Para dar continuidade, na próxima terça-feira, dia 27 de Setembro, será instalada uma Unidade Demonstrativa na propriedade de Maurício Batista da Silveira Siqueira, do Sitio Amaro, Presidente da Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil de Brejo da Madre de Deus.

Da Secretaria da Agricultura