terça-feira, 7 de junho de 2011

Reunião foi positiva. A esperança é de dias melhores

Em busca de dias melhores, comerciantes, políticos, policia e a sociedade civil organizada se reuniram nesta terça feira 07/06 às 20hs no auditório da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, para que ações possam minimizar a criminalidade no município.

Esteve presente nessa reunião o Subcomandante da 3ªCIPM, o Capitão Washington e o Sargento Vasconcelos representando a PM do Brejo.
O capitão falou sobre o trabalho que a policia está realizando na cidade e trouxe a informação que o efetivo policial passará de 2 para 3 homens durante a semana e 6 nos fins de semana, sendo 3 no Brejo sede e 3 realizando a patrulha rural, também deixou a disposição da população o número do telefone celular da viatura policial do Brejo 9413-4669.
- Somente com a parceria da policia, prefeitura e a população, teremos êxito nesta batalha, disse o Capitão Washington.

O Prefeito Dr. Edson reafirmou a parceria da prefeitura com a polícia, propôs a criação de um conselho municipal de segurança, e câmeras de segurança serão instaladas nos principais pontos da cidade, a previsão para estas câmeras estarem instaladas é de 2 a 3 meses. A guarda municipal foi lembrada pelo prefeito, ele disse que será feito um concurso para a guarda municipal, enquanto isso, 10 homens estarão realizando um trabalho de vigia da cidade.
Segundo o prefeito, eles trabalharão em conjunto com a PM e serão capacitados, terão identificação, fardamento e transporte.

Houve um momento que o microfone ficou a disposição da população para sugestões, o cidadão Cleber de Galego de Jú, fez uma observação muito importante.
- Prefeito, já que o senhor vai disponibilizar 10 homens para ajudar na segurança da cidade, coloque 2 em cada saída, são 5 saídas, desta forma o bandido pensaria várias vezes antes de realizar um assalto em Brejo.

O vereador Laelson do Sindicato falou sobre a insegurança na zona rural.
- Não é só na cidade, o medo chegou à zona rural, não sabemos mais o que fazer, a população se pergunta, quem será a próxima vítima, disse o vereador Laelson.

Várias pessoas se manifestaram a favor da proibição do uso de capacete na cidade, já que a grande maioria dos assaltos que aconteceram, os bandidos usavam capacetes. A Vereadora Maria José do tambor foi uma delas.
- Eu sou totalmente contra o uso de capacete na cidade, sei que se o cara quiser roubar ele pode ir de cara limpa, mas o capacete facilita a vida do ladrão, se tiver um projeto na câmara para vetar o uso do capacete, eu voto a favor, disse a Vereadora.

O Vereador Josivaldo Aguiar que teve sua loja Aguiar Têxtil assaltada na manhã da quarta feira dia 01/06, falou sobre a situação a segurança na cidade.
- A população, a polícia e os políticos do Brejo estão desmoralizados! Uns moleques estão assaltando, fazendo o que quer, parece até que estamos no Rio de Janeiro. Temos que pegar esses marginais, não é gente de fora não, é daqui de perto. Acho que teríamos que ter o apoio da Rocam com motos potentes para se juntarem e correrem a traz desses bandidos, queremos que a polícia use o serviço de inteligência e cheguem até esses assaltantes que estão deixando a população com muito medo. A humilhação não é o cara ter mil, dois mil ou três mil conto (reais) levados pelos bandidos, à humilhação é você ficar com um revolver apontado para a cabeça e o bandido dizendo a todo o momento que vai te matar. Em Mandaçaia estava acontecendo muitos assaltos, nós moradores nos reunimos e colocamos seguranças particulares, eles trocaram tiros com os assaltantes e de lá pra cá, não tivemos mais assaltos. Com todo respeito, mas se um policial fosse morto em 8 dias o assassino estaria preso, não é desmerecendo o trabalho da polícia, mas essa é a realidade, precisamos de mais atitude, disse o Vereador Josivaldo.
Uma coisa é certa, essa reunião foi o primeiro passo, e foi importantíssimo para que atitudes sejam tomadas com organização, estrutura e trabalho em conjunto a paz volte a reinar na Cidade Serrana Paraíso das Águas Brejo da Madre de Deus.

Reportagem e Fotos: Atahanderson Mesquita